sexta-feira, 9 de maio de 2014

Retractus na Galeria do IFRN

A exposição Retractus é a primeira exposição individual de Lenin Campos e o nome fala muito sobre ela. Retractus é o particípio passado do verbo latino Retrahere, que pode ser traduzido como tirar para fora. É esse o sentimento desta exposição, os desenhos, todos retratos, estão pela primeira vez saindo a luz para encontrar o público. A vernissage será realizada na próxima terça-feira, dia 13 de maio, às 19h, na galeria do IFRN Cidade Alta, mas a exposição fica aberta até 30 de maio.

Os desenhos de técnicas variadas (nanquim, grafiti, lápis de cor, pastel e giz de cera) são dedicados nesta exposição a retratar o masculino. Rostos, olhos, lábios, corpos, roupas, pelos, mamilos, músculos de homens são os protagonistas dos desenhos deste historiador que agora se aventura entre lápis e papéis.

A linha, na verdade, grande paixão de Lenin Campos, é o personagem principal de toda a exposição. Diz Lenin Campos, inclusive, num texto em seu blog que a linha é que forma o corpo masculino, enquanto uma mulher tem seu corpo definido por volumes e sombras, o homem tem seu corpo desenhado pela linha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário