segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sesap realiza Fórum da Rede Cegonha em Assu nesta terça-feira (20)
























A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), em parceria com Secretaria Municipal de Saúde de Assu, realizará nesta terça-feira (20), a partir das 9h, no auditório da Câmara Municipal de Assu, o Fórum da Rede Cegonha, com o objetivo de discutir o desenvolvimento das ações de Atenção à Saúde da Criança e da Mulher preconizada pelo Ministério da Saúde.

O evento tem como público-alvo representantes do Ministério Público, secretários municipais de saúde da 2ª e 8ª regiões de saúde, coordenadores municipais da atenção básica, diretores das unidades hospitalares municipais e regionais, diretores das maternidades da região e profissionais de saúde.
De acordo com a assistente social e gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos, os fóruns são fundamentais para se conseguir alcançar as metas da Rede Cegonha.
“As mudanças que necessitamos fazer são culturais e só conseguiremos alcançá-las pelo meio da parceria com todas as entidades. As universidades, por exemplo, têm o papel vital de pensar essas mudanças junto conosco para a formação e qualificação dos profissionais de saúde”, pontuou Iranilde.
A Rede Cegonha é um programa do Sistema Único de Saúde – SUS e propõe a melhoria do atendimento às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto e também ao recém- nascido e às crianças até dois anos de idade. A Rede Cegonha propõe maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, inclusive um exame de ultrassonografia, encaminhamento para atendimento se houver alguma complicação durante a gravidez e vinculação da gestante à maternidade de referência para o parto.
Estarão presentes ao evento Acácia Marília Cândido, apoiadora da Rede Cegonha do MS no RN; a consultora do Ministério da Saúde, Maria Antonieta Delgado; a gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira Campos; representantes do Grupo Condutor da Rede Cegonha da II Ursap, Xênia F. Pinto Lima; Maruska Matias; Alzineta Rocha; Lucilene Almeida; Vera Cristina Vale e Thiago Nascimento; a secretária municipal de saúde de Assu, Lucianny Guerra; membros do Grupo Condutor da Rede Cegonha de Assu, Kleber Barreto (diretor de planejamento em saúde); médicos Carlos Ivan Fontes e Maria Djanira Torres; as enfermeiras Mirna Torres Cuentro,  Erlane Oliveira, Talita Mayara Morais, Klébia Bruna Alves e o auxiliar de serviços administrativos em saúde, Alexandro Batista e autoridades da saúde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário