quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feiras da Árvore movimentam economia natalense


Com pouco mais de 20 dias de funcionamento, as Feiras da Árvore de Mirassol e do Panatis já movimentam a economia municipal com as vendas de artesanato; participação dos grupos de Economia Solidária; e ainda da Praça de Alimentação. "O faturamento já ultrapassa os R$ 160 mil", comemora Frederico Leite, Diretor do Departamento de Empreendedorismo. As Feiras, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, são parte integrante da programação do “Natal em Natal”, e sua realização seguirá até o dia 6 de janeiro.

Os eventos, contam com a atuação de 350 artesãos, sendo 200 em Mirassol e 150 em Panatis. A expectativa é que as Feiras gerem um faturamento jamais alcançado. Em 2009, o rendimento da Feira da Árvore foi de R$ 207 mil, o que contabilizou um aumento de aproximadamente 1.300% em vendas, em relação aos pouco mais de R$ 15 mil registrados no ano de 2008. Agora a expectativa da Semtas é que esse número salte para R$ 310 mil.
"As vendas estão dentro das expectativas para as duas Feiras. Isso representa um enorme retorno financeiro diante de um ano inteiro inteiro de trabalho e de treinamentos realizados através da Semtas para os artesãos natalenses", declara Frederico Leite, Diretor do Departamento de Empreendedorismo.
Para o Coordenador do Artesanat, Neto Leal, a injeção de dinheiro na economia significa lucro para várias famílias da cidade. "O interessante é que os recursos arrecadados vão direto para o artesão, contribuindo para o incremento de sua renda de final de ano. A Prefeitura do Natal trabalha como uma facilitadora na realização desse promissor negócio”, afirma Neto Leal, Coordenador do Artesanat.
 Ana Maria Rocha é artesã há 41 anos e está pelo segundo ano consecutivo na Feira da Árvore de Mirassol. Ela vende bolsas e carteiras feitas com tecido, e também ornamenta chapéus. "Minhas vendas estãos ótimas! Preciso refazer meu estoque porque minhas peças já acabaram. Estou com várias encomendas, principalmente de turistas. Eles dizem que o meu trabalho é diferente, bem feito. Eu agradeço ao Artesanat pela oportunidade!", declara Ana Maria.
A artesã afirma ainda que fez a soma das vendas. "Em 20 dias eu vendi mais de 5 mil reais em peças e isso representa muito pra mim, que vivo exclusivamente do artesanato. É como se eu tivesse ganhado na loteria, é um grande negócio! Agora estou investindo em material para dar conta das encomendas", conta orgulhosa e otimista Ana Maria.
Dona Francisca Crenilde Nunes, artesã há 20 anos, também comemora as vendas de suas bonecas, bolsas, lancheiras e brinquedos infantis na Feira da Árvore de Mirassol. "Todo dia eu tenho que repor mercadoria. Para se ter idéia, no dia 24 e 25 de dezembro fiquei com a mesa zerada, vendi tudo! Daí, na segunda-feira seguinte tive que ficar em casa para produzir mais mercadorias para poder levar. Estou muito feliz", declara a artesã.
As Feiras são verdadeiros presentes de Natal, não só para os artesão, mas também para a população e turistas, que têm a oportunidade de conhecer e adquirir as mais diversas peças. Com talento e criatividade, desenvolvem as mais belas e inovadoras peças, dentre as quais bolsas, bordados, roupas, peças de decoração, pinturas, rendas de bilro, escultura de barro, madeira e utensílios para cozinha e casa.
"Melhoramos ainda mais a estrutura e as condições de trabalho para os artesãos. Investimos também em mais atrações e conforto para os visitantes. O resultado está no rosto de cada artesão que conseguiu incrementar muito sua renda nesse final de ano. E os natalenses e turistas também saíram ganhando com um espaço bonito, rico em oportunidades de compras, shows e entretenimento”, declara o titular da Semtas, Alcedo Borges. As duas Feiras (Mirassol e Panatis) se estenderão até o dia 06 de janeiro e funcionarão, diariamente, das 16h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário