quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Programas “Escola do trabalhador” e “Sinal verde” são lançados pela Prefeitura


Dois programas e duas medidas. Preocupada com o analfabetismo e o desemprego no município, a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), firmou parceria com a Federação do Comércio (Fecomércio) no sentido de erradicar esses dois grandes problemas da sociedade, atraindo jovens e adultos para a alfabetização com a garantia de um emprego ao final do curso.

O programa “Escola do Trabalhador - da carteira ao trabalho” foi lançado hoje (30), às 10h30, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão pela prefeita Micarla de Sousa e pelo secretário municipal de Educação, Edivan Martins. Na mesma solenidade, a prefeita e o secretário anunciaram outro importante programa. Trata-se do “Sinal Verde”, destinado aos alunos do ensino fundamental da rede municipal que sonham em ingressar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
De largo alcance social, pois pretende alfabetizar mais de 200 mil pessoas em dois anos, o programa “Escola do Trabalhador” tem por objetivo elevar a qualidade de vida e a auto-estima do cidadão natalense, ao garantir estudo e emprego. O programa será desenvolvido em parceria com a Fecomércio, empresas privadas, entidades de classe e diversos setores da sociedade.

Tanto o curso de alfabetização quanto a capacitação profissional terá duração total de 90 dias e será iniciado a partir do mês de fevereiro. Para a prefeita Micarla de Sousa, com esses dois vetores sócio-educativos a cidadania se completa. O desejo da chefe do executivo municipal é fazer de Natal uma grande sala de aula. “Tudo isso só será possível com a realização da Copa 2014 na cidade e com a boa vontade dos nossos parceiros. Queremos mão de obra natalense nos serviços viários. Esse é o meu sonho”, afirmou a prefeita.

Micarla de Sousa fez ainda questão de frisar que o programa reduzirá a violência e o consumo de drogas ao garantir inclusão social e cidadania plena aos participantes. “Essa é uma forma pioneira na formação do trabalhador. Em maio de 2011, serão entregues as mil primeiras carteiras de Trabalho”, destacou a prefeita. Conforme ela, hoje à tarde será inaugurado o 36° Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na comunidade Leningrado. Quando Micarla assumiu a prefeitura havia apenas 27 CMEIs no âmbito do município.

Os adultos do programa terão aulas de alfabetização intercaladas com aulas práticas em diversas áreas, como construção civil, panificação e corte e costura, por exemplo. Ao término do curso eles terão o emprego garantido. As únicas exigências feitas ao cidadão para que ele tenha o emprego garantido é ter 75% de frequência nas aulas e demonstrar aptidão para a profissão. Concluído o curso, o aluno passará por um período de estágio remunerado na empresa até ser contratado. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação é que no mês de maio cerca de 900 alunos já estejam empregados por intermédio do programa.

No entendimento do secretário Edvan Martins, a cidade deu hoje um passo significativo na direção da cidadania, ao lançar um programa que combate duas chagas da sociedade: analfabetismo e desemprego. O secretário apresentou dado. Disse que o número de analfabetos em Natal chega a 150 mil cidadãos: "Nós queremos ver os alunos com o diploma em uma mão e a carteira de trabalho assinada na outra. Esse é um programa revolucionário, que vai proporcionar o crescimento profissional e pessoal do cidadão que passar pelo curso. Nós queremos alfabetizar e empregar o cidadão e ainda suprir a necessidade de mão de obra que existe hoje no mercado".

De acordo com o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o programa “Escola do trabalhador” é a continuidade do projeto “Crescer” instituído pela Fecomércio, que oferece mão de obra qualificada e atende às demandas das empresas. “Agora ampliamos o projeto para as escolas municipais. A nossa parceria com a atual gestão da Prefeitura iniciou em 2009 com o Natal em Natal”, lembrou Marcelo Queiroz.

Lançado também hoje (30), o programa “Sinal Verde” pretende aumentar o número de alunos da rede municipal aprovados no concurso de ingresso no IFRN com o estímulo necessário. A Secretaria Municipal de Educação criará uma rede de apoio com uma estrutura apropriada para fazer com que os alunos consigam ter mais conhecimento e preparação para ingressarem no instituto. Para o próximo ano, os alunos da rede municipal terão capacidade de concorrer de igual forma com alunos da rede privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário