segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Aberta a temporada do Cortejo do Natal


O aniversário dos 411 anos de Natal foi comemorado em grande estilo na noite deste sábado. Depois da última apresentação do Auto do Natal 2010, o Cortejo do Natal com o tema “Natal Feliz Natal” estreou na noite deste sábado (25) no entorno da Praça Cívica. O folclore, a arte e a cultura popular dão o toque especial ao cortejo. A abertura da parada natalina foi prestigiada pela prefeita do Natal, Micarla de Sousa.
“Este é mais um espetáculo do Natal em Natal. A parada natalina que neste ano exalta a nossa cultura é um bonito evento para encantar os natalenses e os nossos turistas e acima de tudo um programa familiar”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

O roteiro do Cortejo “Natal Feliz Natal”, que contou com a orientação do grande estudioso do folclore e da cultura popular do Rio Grande do Norte, o mestre Deífilo Gurgel, é composto por seis alas e foi aberto pela Chegança - Auto Popular Brasileiro, oriundo de Portugal, que foi proibido no século XVIII, por ordem de Dom João V. A Chegança aborda a luta dos cristãos contra os mouros, as histórias e bravatas dos antigos navegadores enfrentando os mares difíceis.
As quatro Alas seguintes abordam diretamente as Cenas Natalinas, reportando fatos e figuras simbólicas do Nascimento do Menino Jesus, através dos quadros: Anunciação do Anjo a Maria, A Estrela do Natal, Os Reis Magos e O Nascimento de Jesus.
A anunciação do Anjo a Maria traz a cena típica do “Ângelus” com muitos anjinhos, algumas Marias e a simbologia do Espírito Santo em forma de Pomba (aqui também uma referência à Paz / A Pomba da Paz) e como “Em Línguas de Fogo”, através dos homens “cospe-fogo” (Sabedoria / Cristo Luz do Mundo / Conhecimento).
A Estrela do Natal traz a dança dos Caboclinhos, folguedo popular nordestino de influência africana, difundido no Rio Grande do Norte com evoluções e variações dos nossos “Blocos de Índios” do período carnavalesco. O Coco de Zambê, que ainda hoje pulsa vivo em nossas praias, fecha o quadro Estrela do Natal.
O quadro dos Reis Magos está associado os nossos Galantes festivos, coloridos, acompanhados das figuras encantadoras do “Boi de Reis” como o Berico, a Catirina, o Boi, a Burrinha, o Jaraguá, o bode etc.
O Nascimento do Menino Jesus vem representado pela Lapinha. A Lapinha é um folguedo religioso também muito antigo com todo o repertório de jornadas referentes ao nascimento do menino Deus no Presépio. Neste quadro está incluído o Pastoril, indispensável em nossas comemorações natalinas.
O último quadro é o Papai Noel trazendo de presente especialmente para a criançada as mais alegres manifestações da nossa Cultura Popular, como o João Redondo com os seus personagens, o Mundo Mágico dos Artistas Circenses e das Feiras populares e Ruas com os Mágicos, Malabaristas e as bonecas de pano, ainda hoje vendidas nas feiras. O Papai Noel chega de bugre sobre uma duna que ainda preserva a vegetação nativa, lembrando a importância e a viabilidade do Turismo Sustentável em nossa Cidade.
O primeiro dia do desfile foi prestigiado por milhares de pessoas que lotaram as ruas no entorno da Praça Cívica. As famílias presentes elogiaram o desfile. O médico Lissandro Barros levou esposa e filhos. “Achei muito legal, bonito. Acho que passou a mensagem do Natal através das nossas tradições”, disse o médico. “Achei lindo, foi maravilhoso ver as danças populares junto com a mensagem do Natal”, disse a aposentada Miraci Gomes, 77 anos, que assistiu o desfile acompanhada das netas.
A parada natalina ainda gera diretamente emprego o temporário para cerca de 420 pessoas entre artistas e pessoal envolvido na produção do evento. Além da estrutura de som e iluminação em todo o percurso, camarote e a participação de várias Secretarias Municipais, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
O Cortejo do Natal será apresentado até a próxima quinta-feira (30), às 20h, dentro da programação cultural do “Natal em Natal 2010“ e recebeu o patrocínio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e das empresas Cosern, Midway Mall e Petrobras, além do apoio cultural das Faculdades Maurício de Nassau, Natal Card, Fecomércio e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).

SERVIÇO:
Dias: 26, 27,28,29 e 30 de dezembro
Hora: 20h
Local: Praça Pedro Velho- Praça Cívica
 
Crédito foto: Canindé Soares
Por Mariele Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário