![]() |
| Roberto Dias Filho |
O mercado varejista potiguar assume condição mais ousada neste final de ano. Seguindo uma tendência do mercado econômico mundial e brasileiro, empreendedores locais optam, na reta final de 2010, por oferecer aos seus clientes mais um facilitador para as compras: os cartões próprios abertos (open private label). Isso está acontecendo devido a entrada da Fortbrasil, administradora de cartões de crédito nordestina, sediada no Ceará, no estado do Rio Grande do Norte. Esta empresa enxergou potencial no mercado potiguar e o inseriu na sua estratégia de expansão ainda no fim do ano de 2009.
Natal foi o local da primeira filial fora do Ceará e o seu escritório atende hoje todo o estado do RN. Muitas são as parcerias que estão sendo fechadas neste final de 2010 com empresas de municípios da Grande Natal e de Mossoró, totalizando cerca de 20 parcerias em um ano de operação da Fortbrasil no RN. Com isso, essas empresas potiguares já correspondem a 12% da carteira de clientes conquistada pela companhia nos últimos cinco anos e contribuem para o crescimento do faturamento da administradora em 2010, que ultrapassou 60%.
CONTEXTO
Segundo especialistas, o fenômeno da progressiva migração de crédito para os meios eletrônicos reflete o amadurecimento do mercado de crédito a consumo massificado no Brasil, que vem se desenvolvendo desde o controle inflacionário trazido pelo Plano Real. E o varejo, enfatizam, vem desempenhando papel fundamental na democratização do crédito e dos meios de pagamento eletrônicos no país. Dessa maneira, os carnês de crédito direto ao consumidor migraram progressivamente para cartões próprios (private label), que só podiam ser usados no estabelecimento emissor.
Recentemente, porém, o varejo, em parceria com bancos e bandeiras, começou a oferecer cartões híbridos (ou co-branded), que permitem comprar em condições vantajosas na loja e ter aceitação em outros estabelecimentos que aceitam a bandeira - a Fortbrasil oferece essa possibilidade aos seus parceiros, e, no caso, aos consumidores finais também. Porém, dependendo do acordo com a empresa parceira, restringe a compra em outros estabelecimentos do mesmo segmento de mercado.
HISTÓRIA
Vale frisar que a relação do varejo com o crédito e bancos também se transformou nos últimos 15 anos. Inicialmente, o varejo controlava sua operação de crédito e carteira de clientes financiados, considerada um ativo estratégico. E foi justamente o êxito deste setor em administrar crédito massificado junto a consumidores de baixa renda que atraiu o interesse de bancos e financeiras. Começou então o ciclo de acordos, que envolveu desde a venda de carteiras e parcerias para gestão do crédito e exploração de serviços financeiros, até a constituição de sociedades e aquisições.
No caso da Fortbrasil, a administradora nordestina de cartões de crédito busca parcerias justamente nos médios e grandes negócios sólidos, ricos em carteiras de clientes fiéis das classes C, D e E, ou seja, o público alvo da empresa de cartões. “Como já nascemos fazendo isso, sabemos dar crédito para este público e conseguimos penetrar junto ao público do varejo e, muitas vezes, o nosso cliente tem acesso ao crédito pela primeira vez na vida”, ressalta o gerente regional Roberto Dias Filho.
VANTAGENS
Estes empreendimentos ainda não tinham despertado para este atrativo ou não possuíam condições para, sozinhos, controlarem suas operações de crédito e carteiras de clientes financiados. De acordo com Roberto, um dos diferenciais da administradora é não estar ligada a bancos, o que proporciona meios de oferecer taxas atrativas aos varejistas e customização do produto.
Para o varejo, o aspecto positivo desse processo é o aumento de escala gerado pela concentração bancária; redução de risco; foco na operação e no negócio principal; e possibilidade de acelerar o crescimento e expansão, por menor necessidade de capital de giro para financiar o cliente. Para o consumidor final, ocorre a ampliação do acesso ao crédito e potencial diminuição dos juros cobrados em operações de financiamento.
FORTBRASIL
A Fortbrasil é uma das principais empresas do mercado nacional de cartões de loja e a maior do nordeste, possui mais de 170 parcerias com varejistas que somam 1.200 pontos de captação de cartão e mais de 5 mil estabelecimentos credenciados. Começou a operar em Natal no final de 2009 e conta com empresas parceiras como Farmácia Irmã Dulce, Supercoop Supermercados, Drogaria Nobre, Coopfarma, Maciel Material de Construção, Supermercado Boa Esperança, Central da Construção, Dicasa, Dia a Dia Supermercado, Claudi Móveis, Vale do Pitimbu e Vale do Pará.
Em novembro passado, passou a ser parceira, em Mossoró, do Hiper Queiroz, maios rede de Supermercado da cidade e Mercadão das Malhas, concluindo uma ousada expansão da bandeira em cerca de 10 empreendimentos potiguares somente em 2010. Neste final de ano também já fechou acordo com a rede de sanduicheria Pittsburg e Ecológica, que começam a operar no início de 2011.
Fotos: Roberto Dias
Texto: Karla Larissa

Nenhum comentário:
Postar um comentário