domingo, 19 de dezembro de 2010

Receitas de Mércia Carvalho


Amigo Secreto

O Natal está chegando e com ele às confraternizações, os amigos secretos, amigos ocultos, amigos “sacanas”, amigos escrachados e até os inimigos ocultos.  
Hoje quero falar dos meus amigos, que nada têm de secreto, oculto ou sacana. São as pessoas com as quais convivo durante todo o ano, que se tornaram amigos declarados, escancarados mesmo, com destaque para o grupo musical “ar meninas”, quarteto harmônico-desafinado que se apresenta ao som maestral do poeta Volontê, quando “ur meninos” dão um intervalo no campeonato de sinuca, com direito a registro “grafitológico caricatural” de meu LeoSodré e comes e bebes da melhor qualidade, com direito a receitas de forno de Eugênio Meio Quilo, churrasco de tilápia pelas mãos de João Maria Medeiros e a picanha na chapa de Ivan Júnior, de Mimine.
Quando a trupe se reúne, o dia se transforma num festival de entretenimentos - gastronômico – etílico – esportivo – cancioneiro - cultural e artístico, onde a amizade, o bem querer e o respeito, de todos por todos, se harmoniza na aceitação de cada um ser o que é.
Aos amigos do ano todo e de todas as horas, minha declaração de amizade, meu respeito e meu carinho e a receita de uma comidinha básica e saborosa, que terei o prazer de fazer e levar na nossa próxima reunião.
Sirva quente com arroz branco

Bobo de Frutos do Mar com Inhame

Ingredientes
1 kg de filé de peixe cortado em cubo
1 kg de camarão médio fresco e limpo
300gr de mexilhão catado, lavado e escorrido
350gr de polvo pré-cozido cortado em pedaços
350gr de lula pré-cozida cortada em anéis
Um ½ de inhame cozido
Suco de dois limões
Pimenta do reino a gosto
Um molho de coentro e cebolinha picado
Duas cebolas raladas
Uma cebola picada
Quatro dentes de alho espremidos
Cinco tomates sem pele e sem sementes picadas
Um pimentão verde sem pele picado
Pimenta de cheiro a gosto
½ xícara de azeite de oliva
Quatro colheres de sopa de azeite de dendê
1 litro de leite de coco seco grosso, aproximadamente, feito com 1 kg de coco natural ralado fresco (você encontra no mercado)
½ litro de leite de coco seco fino para cozinhar o inhame
Sal a gosto
Molho de pimenta vermelha a gosto

Modo de Fazer

Faça o leite de coco grosso. Coloque no liquidificador o coco ralado fresco com um litro de água quente, liquidifique, escorra e esprema. Reserve.
Faça o leite de coco fino. Reutilize o coco ralado que fez o leite grosso com meio litro de água quente, liquidifique, escora, esprema.
Descasque o inhame, corte-o em pedaços pequenos e leve-o para cozinhar com 500 ml do leite de coco fino, a cebola picada e uma pitada de sal. Complete com água, se necessário, o suficiente para que cubra o inhame e deixe cozinhar até que fique se desmanchando. Depois de cozido deixe esfriar um pouco e liquidifique, ligeiramente, no pulsar. Reserve.
Tempere o peixe e o camarão com o suco de limão, pimenta do reino e sal e deixe marinar por 30 minutos.
Em uma panela grande, refogue com azeite de oliva e metade do azeite de dendê o alho e a cebola ralada, acrescente os tomates e o pimentão e vá acrescentando os ingredientes, um de cada vez, deixando cozinhar um pouco. Ponha o peixe, o camarão, o mexilhão, o polvo e a lula.  Acrescente a pimenta de cheiro, o coentro e a cebolinha e 250 ml do leite de coco grosso, deixe levantar fervura e misture o inhame, misturando com cuidado.
Sempre mexendo, vá acrescentando o leite de coco grosso, enquanto o bobó cozinha e fica na consistência desejada. Verifique o sal, ponha o restante do azeite de dendê e o molho de pimenta vermelha a gosto.
Sirva quente com arroz branco.
Até domingo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário