terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Na hora de arrumar a mesa é bom estar atento a alguns detalhes

Noite de natal. Dia de reunir familiares e amigos. Uma das maiores preocupações dos anfitriões é com relação à tão famosa e esperada ceia natalina. Pensando nisso, o Requinte Buffet dá algumas dicas para evitar tropeços na noite do dia 24 de dezembro.

A primeira dica é com relação à louça. Pratos brancos e lisos são mais fáceis de combinar. Numa mesa tradicional, pode-se acomodá-los sobre sousplats de prata. Materiais como cerâmica e palha são mais adequados para o dia-a-dia. Ainda na mesa, atenção às taças. Uma taça transparente é sempre mais indicada para o vinho, pois ela permite que se veja a cor verdadeira da bebida. Já o copo para água pode ser colorido. Num jantar tradicional, deve-se usar sempre a toalha. E um detalhe imprescindível: a mesa precisa ser bonita.
Outra sugestão importante diz respeito aos enfeites da ocasião. Há uma infinidade de opções. Um pinheirinho neutro na mesa, por exemplo, pode substituir o já batido arranjo de flores. O par de castiçais, com a haste comprida, fica acima da altura dos olhos e não atrapalha a conversa entre as pessoas.
Já para o cardápio, a idéia é fazer opção por um menu mais leve que combine com o verão. Prefira uma salada de folhas crocantes. Frutas frescas e tortas geladas também são adequadas. E quanto aos talheres, a regra é clara: faca à esquerda e garfo à direita. Mas, no caso de mesas informais, é possível posicionar os dois talheres do mesmo lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário