quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A canção da professora

Sílvio Caldas
(jsc-2@uol.com.br)   

A música já estava praticamente concluída. Faltava concluir a letra. O título seria o acima, em homenagem à querida professora Noilde Ramalho. O tema central enfocava "o verdadeiro amor". Havíamos combinado, a dra. Olindina e eu para fazer uma surpresa, no devido tempo, à homenageada.
A admiração que eu nutria pela professora Noilde, estranhamente, era a mesma que me marcou pela vida a fora minha primeira professora formalmente falando. Refiro-me a "dona" Cirene, do Instituto Nossa Senhora da Conceição, em Recife. A serenidade e a doçura daquele olhar, a bondade daquela mulher, o amor que ela nos devotava jamais esquecerei. Pois foram estas mesmas sensações que me tocaram logo aos primeiros contatos que tive a felicidade der ter com a grande mestra que Natal acaba de perder, justamente no dia de Natal.
Estava eu participando do mesmo cruzeiro que ela. Diariamente nos cumprimentávamos, desde o aeroporto, na ida, até os encontros diários no restaurante do navio. Gozei, sim, do privilégio de conviver um pouquinho que fosse, dos últimos dias de "dona" Noilde.
Não tenho nenhuma vergonha de dizer que não pude controlar as lágrimas quando meu amigo Clênio me deu a notícia. Como também não estou conseguindo controlar esse choro de velho abobalhado ainda agora, quando escrevo essas linhas. Tal era o impacto que a personalidade da grande mestra me causava.
Infelizmente ainda estou em São Paulo e somente amanhã à noite chegarei a Recife. Portanto, não estarei materialmente presente para acompanhar aquela brava e sábia mulher à sua última morada. Mas Deus é testemunha da minha vontade e do meu sentimento.
Espero que Natal lamente para sempre tão grande perda. Dela se pode dizer com a maior propriedade, que fez do trabalho sua diária oração.
Adeus querida mestra. Sua canção  está praticamente pronta. Talvez sexta-feira próxima Lucinha Lira lhe consiga render essa modesta homenagem, mas feita com muito amor, respeito e gratidão por tudo que a senhora representou em meio século para a educação do Rio Grande do Norte. Somente uma coisa compensará um pouco a sua fala: o seu perene exemplo às novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário