O Rio Grande do Norte está em alerta contra a Dengue e a UPA Pajuçara “Dr. Ruy Pereira dos Santos” capacitada e atenta para acolher e notificar possíveis casos da doença. O estado vive uma epidemia de dengue, declarada no último dia 09 de março, pela Secretaria Estadual de Saúde. Somente este ano, mais de 2.500 casos foram notificados no RN.
Segundo a gerência da Unidade de Pronto Atendimento, os casos suspeitos são avaliados de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente ao médico plantonista. Os procedimentos são indicados pela Secretaria Municipal de Saúde e incluem a coleta de material para a realização de um exame de sangue.
Desde que a Associação Marca assumiu a parceria na gestão da UPA Pajuçara junto à Secretaria Municipal de Saúde, em dezembro de 2010, a unidade registrou 35 casos suspeitos de dengue. Destes, somente dois, dos dez casos suspeitos registrados em fevereiro foram confirmados. Neste mês, outros dezessete estão em análise, aguardando confirmação.
"Todos os casos suspeitos são enviados à vigilância epidemiológica do município e a UPA Pajuçara inicia o acompanhamento do paciente, prescrevendo a medicação correta e os cuidados que devem ser observados durante o período de manifestação dos sintomas", destaca o diretor técnico da unidade, Dr. Danton Novaes. Em caso de dengue hemorrágica, a pessoa recebe os primeiros cuidados e é encaminhada a um dos hospitais de referência, para posterior internação e tratamento adequados.
Os casos suspeitos são registrados no cartão do Ministério da Saúde e enviados semanalmente à Secretaria Municipal de Saúde. A comprovação do caso é feita pela vigilância epidemiológica, que investiga o bairro onde o paciente reside e realiza o teste rápido da dengue. Mensalmente a UPA Pajuçara recebe um boletim com o número de confirmações.
Somente este ano, já foram notificados 2.562 casos, sendo 25 confirmados e dois óbitos suspeitos pendentes de confirmação no RN. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública no dia 04 de março. Comparado com o mesmo período de 2010 – quando notificou-se 322 casos – houve um aumento de 695,25%.
A ordem é prevenir!
Dengue
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor da doença.
Não deixe água parada em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Caso surjam sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, febre, manchas avermelhadas e fraqueza, procure imediamente assistência médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário