A secretária adjunta da saúde do Estado do RN, Ana Tânia Sampaio, juntamente com técnicos da SESAP e representante do Conselho Estadual de Saúde, visitou nesta ultima semana do mês de março todas seis Regionais de Saúde (Unidades Regionais de Saúde Pública –URSAP) sediadas nos municípios de São José de Mipibú, João Câmara, Santa Cruz, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. O objetivo das visitas foi apresentar as prioridades da atual gestão no âmbito da saúde, fortalecer o papel das Regionais de Saúde implantando o Grupo Gestor, divulgar e dar esclarecimentos sobre as Conferências Municipais de saúde e Conferência Estadual que se realizarão ainda este ano.
A secretária convidou, em cada URSAP, os secretários de saúde de todos os municípios que compõem cada região para participarem da reunião. A maratona de visitas foi considerada muito importante pelos técnicos das Regionais e pelos gestores municipais.
Durante as reuniões foram abordados assuntos a respeito do processo de Regionalização Solidária apontados pela atual gestão como uma das grandes prioridades da saúde. Neste primeiro trimestre a governadora Rosalba Ciarlini já habilitou 85 municípios do Estado em Plenos do Sistema de Saúde e com mais 35 em processo de habilitação o que significa quase 90% dos municípios com total gestão financeira dos recursos do SUS não dependendo mais da reserva técnica do Estado.
Outro aspecto bastante discutido foi o fortalecimento do papel das Regionais de Saúde que são administrativamente extensão da Secretaria no apoio técnico e monitoramento das ações de saúde dos municípios.
A reunião também esclareceu sobre as conferências, tendo sido distribuído para todos os municípios às orientações elaboradas pelo Conselho Estadual de Saúde para realização das conferências municipais que deverão ocorrer a partir de 1º de abril até 15 de julho as quais antecederão a Conferência Estadual de Saúde que ocorrerá dia 27,28 e 29 de setembro. Dra Ana Tania Sampaio ressaltou que os Relatórios das Conferencias Municipais deverão ser enviados para as Regionais que consolidarão as demandas da Região e enviarão para SESAP/CES. Os Relatórios ainda servirão para elaborar, pela primeira vez no Estado, os Planos Regionais de Saúde - PRS e Planos Regionais de Investimento - PRI que subsidiarão o Plano Estadual de Saúde- PES e Plano Diretor de Investimento- PDI da Saúde.
O Grupo gestor será essencial para tornar mais ágil, transparente e democrática nossas decisões, disse a secretária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário