Larissa Moura
Estudante de jornalismo
As redes sociais, assim como a opinião pública, estão sempre em extremo processo de mutabilidade. E é exatamente ela à fonte de todo o trabalho gerado em cima de um grande site de relacionamentos, cuja palavra chave é a popularidade. Com um número cada vez maior de usuários, os sites tendem a procurar ferramentas que os atraiam e os façam passar o maior tempo possível conectado, se adaptando cada vez mais a suas necessidades e gostos. Com isso, grandes empresas apostam na publicidade de novas redes, que promovam a troca de idéias entre um grande número de pessoas, com facilidade, interatividade e rapidez.
Mas, no Brasil, a empresa que lidera essa área tem um grande diferencial: ter acompanhado o ápice do processo de popularização da internet no país. Esse é Orkut, que mesmo com a grande adesão ao micro-blog Twitter e o tão requisitado internacionalmente Facebook, ainda consegue sustentar cerca de 43 milhões de usuários ativos. Lançado em 2004, ele chegou para os brasileiros antes mesmo do You Tube, e bem diferente do Facebook, por exemplo, que só veio ter sua versão em português em 2008. Também o fato de ser uma rede fechada, ou seja, ter de se cadastrar para visualizar o conteúdo de algum perfil ou comunidade, influenciou ainda mais no número de adesões.
Por ser o site mais acessado no país, a possibilidade de encontrar conhecidos no Orkut também é maior do que em qualquer outra rede de relacionamentos. Junto á isso, as constantes inovações feitas em seu conteúdo como os aplicativos de jogos (alguns deles com mais de 11 milhões de acessos semanais), modernização da interface e, junto do compartilhamento de fotos e vídeos, a criação recente do “compartilhe com seus amigos” e o “promova”, o que garante que ele se assemelhe com outras redes sociais de sucesso, e deixe os brasileiros sem motivos para o abandonarem.
As mídias sociais representam mais de 20% do tempo online gasto pelos brasileiros, fazendo com que seja uma das atividades mais populares no país. Com o acesso cada vez maior á internet, a facilidade no conteúdo e a dinamização dos recursos e atividades promovidas por uma rede de relacionamentos a assegura como uma das líderes no mercado de entretenimento online. Assim, o surgimento de novas redes sempre vai gerar especulações quanto à regressão do Orkut, mas dificilmente, no Brasil, irá ter uma aceitação tão grande como ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário