O hospital Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, inicia a partir desta quinta-feira (07) as aulas do Curso de Noções Básicas para Cuidadores, dentro do Programa de Internação Domiciliar (PID) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
O objetivo do curso é capacitar cerca de setenta cuidadores e interessados para trabalhar como acompanhantes de pessoas idosas e portadores de necessidades especiais, buscando melhorar a qualidade de vida dos envolvidos. Esses pacientes recebem a alta hospitalar e continuam com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, além do apoio dos cuidadores.
Em Parnamirim o curso segue até o dia 05 de maio. Neste mesmo mês é a vez do hospital Walfredo Gurgel receber as aulas e, em seguida, o curso será realizado no hospital Santa Catarina, no mês de junho.
O PID dispõe atualmente de 10 equipes, distribuídas em 4 hospitais estaduais: Walfredo Gurgel, Santa Catarina, Giselda Trigueiro e Deoclécio Marques. De acordo com Riudete Sousa, coordenadora do PID, a previsão para este ano é expandir o atendimento para mais dois municípios do Rio Grande do Norte, com seis equipes.
No período de 06 a 08 de abril, Riudete Sousa estará em São Paulo para participar de uma capacitação do Banco Santander, instituição que concedeu ao projeto da Sesap o Prêmio Talentos da Maturidade, com a Oficina de Tecnologia Assistiva.
Junto com a coordenadora do PID irá a terapeuta ocupacional, Lorena Lopes, uma das responsáveis pela oficina que confecciona utensílios domésticos e pessoais adaptados para pessoas com dificuldades. As duas irão apresentar uma avaliação das ações desenvolvidas e um planejamento para o ano de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário