sexta-feira, 16 de maio de 2014

Natal reduz em 31,21% os casos de dengue em relação ao ano passado


Natal teve uma redução de 31,21% nos casos de dengue no primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde e levantados pelo Centro de Zoonoses de Natal (CCZ), divulgados neste mês. De acordo com o CCZ, no primeiro quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril) de 2014 foram notificados 474 casos de dengue, uma incidência de 55,51 casos por 100 mil habitantes. Os números apresentam uma redução de 31,21% de notificações, quando comparado ao mesmo período de 2013.


O diretor do CCZ Natal, Alessandre Medeiros, disse que a análise indica que não há qualquer evidência de epidemia da doença na cidade. “Ela aponta a ocorrência de um comportamento endêmico para a dengue", disse.

O comportamento endêmico é quando a doença ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

Para manter o controle da dengue, a SMS intensificou as atividades de prevenção com ações de mobilização social envolvendo outras secretarias como a SEMURB, SEMSUR e URBANA.  Há ainda parcerias com instituições da sociedade, como as do Sistema S (SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem na Indústria e SESC - Serviço Social do Comércio) e associações religiosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário