sexta-feira, 16 de maio de 2014

Novos Palatniks enriquecem acervo da Pinacoteca Potiguar e estão expostos desde quinta-feira


Somando aos três quadros existentes na casa, o museu agora dispõe de oito obras do artista que nasceu no RN, mas ganhou o mundo com sua arte inovadora.   

Cinco novos quadros do renomado artista potiguar Abraham Palatnik, adquiridos através do Prêmio Marcantonio Vilaça (FUNARTE), compõem a exposição Novos Palatniks, que foi aberta nesta quinta-feira, 15, às 19h, na Pinacoteca Potiguar. A instituição também expõe as três primeiras obras do acervo, na mostra denominada Primeiros Palatniks. No mesmo evento, haverá lançamento do livro Contando Histórias, de Ivoncízio Meira de Sá, e do número 27 da revista Preá.

Engenhoso, inventivo, revolucionário e inquieto, Palatnik tem uma carreira longeva que despontou para a mídia internacional no remoto ano de 1951, quando participou da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. A obra inscrita, seu primeiro aparelho cinecromático, era absolutamente diferente de tudo o que se havia visto. Por não ser pintura, nem escultura, a comissão julgadora concedeu menção honrosa à obra.

Nascia ali, para o mundo artístico, o precursor no Brasil e um dos pioneiros no mundo da Arte Cinética, novo conceito de arte que somente foi denominada quatro anos depois, em 1955, na França, na exposição "Le Mouvement". Aquele jovem artista que nasceu em Natal, mas ainda criança se mudou para a Palestina, atual Israel, onde estudou pintura, desenho, história e filosofia da arte, além de fazer um curso de motores a explosão, aos poucos se tornou um dos ícones mundiais nas artes visuais.

As cinco obras adquiridas, sugeridas pelo próprio artista, somam-se às que haviam na casa e qualificam o acervo da instituição. Aos norte-rio-grandenses, o orgulho é ainda maior pelo fato de o artista ser filho legítimo dessa terra, embora já tenha transcendido há muito seus limites em nome da arte. Recentemente, a casa de leilões Christies, em Nova York, leiloou por 785 mil dólares um dos seus objetos cinéticos.  Aos 86 anos, residente no Rio de Janeiro desde a década de 40, é considerado um artista universal.

O artista participou de bienais, integrou diversas coletivas de peso, como Arte Construtiva no Brasil - Coleção Adolpho Leirner, em 1998 (que atualmente pertence ao Museu de Belas Artes de Houston, nos EUA), e a edição inaugural da Bienal do Mercosul, em 1997. Além de integrar coleções particulares em todo o mundo, Palatnik enriquece o acervo de museus como MAM-SP, MAC-Niterói, MAM-RJ, MAC-USP, Malba, em Buenos Aires.

CULTURA POTIGUAR – O escritor Ivoncísio Meira Medeiros autografa o seu livro "Contando Histórias... (Ensaios históricos e biográficos)", volume 52 da Coleção Cultura Potiguar. O exemplar será vendido ao preço de 20 reais e todo o rendimento será revertido para a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.

SERVIÇO: Exposições Novos Palatniks e Primeiros Palatniks. Vernissage: 15/05, 19h, Pinacoteca Potiguar. Visitação: terça a sábado, das 8h às 17h, até 30/06. Lançamento do livro Contando Histórias, de Invincízio Medreiros, e do número 27 da revista Preá;. Praça Sete de Setembro, s/n, Cidade Alta. Tel.: (84) 3211-7056.

Nenhum comentário:

Postar um comentário