sexta-feira, 9 de maio de 2014

Serviço de Atenção Domiciliar promove capacitação para cuidadores de idosos


Até a próxima terça-feira (13) cerca de 60 pessoas estão participando de uma capacitação promovida pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) para atuação no cuidado ao paciente idoso e/ou portador de necessidades especiais. As aulas que começaram na segunda-feira (6) acontecem no auditório da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) das 13h30h às 17h30.

De acordo com Zoraide Gomes, gerente do SAD do HMWG, esse tipo de capacitação é uma rotina dos hospitais do RN com o Serviço de Atenção Domiciliar implantado. “Desde 2006, promovemos dois cursos por ano, o SAD do Walfredo Gurgel já formou mais de 600 cuidadores. No curso são repassadas informações sobre as áreas de enfermagem, fonoaudiologia, psicologia e medicina. Assim como as principais doenças da terceira idade, pé diabético, terapia ocupacional, direitos e deveres do paciente, alimentação correta e a função de cada alimento na melhoria da deficiência nutricional que cada patologia provoca”.
Para a dona de casa Jailza Oliveira que cuida de uma pessoa idosa há mais de dois anos, o curso veio aperfeiçoar seus conhecimentos no cuidado para com a pessoa idosa e também para consigo. “As aulas estão me dando uma visão ampliada sobre a relação das doenças com os hábitos de vida”.
As aulas são divididas em teóricas e práticas; os alunos participam de oficinas de tecnologia assistida, onde cada cuidador aprenderá a confeccionar próteses que proporcionem maior conforto ao paciente como utensílios adaptados para alimentação, andar ou até mesmo para pentear os cabelos. Também tem aulas de fisioterapia, que abrangem posicionamento, transferência, mobilização e manuseios corretos.
Implantado em abril de 2006, o Serviço de Atenção Domiciliar oferece assistência integral aos pacientes com necessidades especiais em sua residência, idosos e portadores de doenças infectocontagiosas que podem receber alta hospitalar precocemente, desde que recebam acompanhamento de uma equipe multiprofissional, visando diminuir as complicações por internações prolongadas e reinternações.
Os idosos representam o maior público atendido pelo SAD. No Rio Grande do Norte segundo o último censo do IBGE, temos 342.890 mil idosos, o que representa 10.82% da população do estado. Só na Grande Natal são 83.939 mil, que em algum momento vão precisar dos cuidados de outra pessoa. “Por isso o Serviço de Atenção Domiciliar investe nessas capacitações e não exige formação anterior na área de enfermagem. Todas as pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos podem participar, é preciso apenas ter disposição e boa vontade”, destaca Zoraide Gomes.

Programação (13h30h às 17h30)

08/05 – Nutrição e doenças comuns na 3ª idade
12/05 – Terapia Ocupacional e oficina de Tecnologia Assistiva
13/05 – Fonoaudiologia e Fisioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário