segunda-feira, 12 de maio de 2014

Sinpol nas Comunidades vai ao bairro das Rocas


Mais uma comunidade natalense recebeu a comitiva do Sinpol nas Comunidades e pôde participar de um grande debate sobre segurança pública. Na última sexta-feira (9), a Diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública, em parceria com o conselho comunitário das Rocas, reuniu-se com os moradores daquele bairro e também das comunidades vizinhas, como Brasília Teimosa e Santos Reis.


“Enquanto entidade representativa dos policiais civis, servidores do ITEP e demais servidores da segurança, o SINPOL-RN julga de extrema importância debater com os moradores de cada comunidade para entender os problemas e, principalmente, para mostrar que se não há investigação de crimes a culpa não é nossa e sim da falta de investimento nessas instituições e a falta de efetivo”, comenta Djair Oliveira, presidente do Sindicato.

O encontro, realizado no Clube de Mães das Rocas, contou inclusive, com a presença do ex-secretário estadual de Segurança Pública, Aldair da Rocha. Ele fez um relato da sua gestão e disse que quando foi convidado para assumir a pasta ouviu do Governo do Estado que teria a nomeação de policiais civis e militares concursados, mas que isso não aconteceu.

“Aceitei o convite porque achei que teria condições de fazer a melhor gestão da segurança da história, por tudo que me foi prometido. Mas, a realidade foi bem diferente, fui enganado. Não tive autonomia e nem recursos para colocar projetos em prática. A própria Diretoria do SINPOL-RN é testemunha que tentei por diversas vezes intervir e negociar para atender aos pleitos dos policiais, que são justos, mas também não fui atendido”, disse Aldair da Rocha.

O ex-secretário lembrou ainda que sempre respeitou os servidores da Segurança e o SINPOL-RN, recebendo a categoria sempre que procurado. “Todos aqui são testemunhas de que nunca fui a nenhuma repartição arrancar cartaz que o Sindicato ou algum servidor tenha colocado”, completou Aldair da Rocha.

A vice-presidente do SINPOL-RN, Renata Pimenta, ressaltou que a ida dos policiais civis e servidores do ITEP para as comunidades também tem como objetivo apresentar propostas para que a própria população possa se unir e cobrar do Governo que elas sejam colocadas em prática, como o funcionamento das delegacias 24 horas, as reformas dos prédios das delegacias, aumento de efetivo da polícia e aquisição de materiais básicos de trabalho, como viaturas, armas, munições e coletes.

O Sinpol nas Comunidades já esteve no bairro das Quintas e também em uma audiência pública em Morro Branco. A cada semana, a Diretoria do SINPOL-RN pretende visitar um novo bairro. Além disso, uma campanha com carros de som está nas ruas de Natal, mostrando a população que a Polícia Civil e o ITEP estão sucateados e, por isso, não há investigação criminal, acarretando na impunidade e aumento da violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário