sábado, 11 de dezembro de 2010

Encerrado o Seminário do Conexões de Saberes

O reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, agradeceu a participação da deputada federal Fátima Bezerra
Assumindo compromisso para com os alunos da UFERSA Angicos , a deputada federal Fátima Bezerra, afirmou que vai lutar para a implantação de novos cursos no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido na Região do Médio Oeste Potiguar. A deputada do PT participou do encerramento do I Seminário Local do Programa Conexões de Saberes, realizado durante todo o dia desta sexta-feira, 10, no Auditório do CTARN, na UFERSA Mossoró. O deputado estadual Fernando Mineiro também prestigiou a solenidade de encerramento.

A deputada Fátima Bezerra elogiou o trabalho desenvolvido pela Universidade do Semi-Árido que, em apenas três meses de atuação do Programa Conexões Saberes, apresenta resultados positivos. “É um Programa interessante que traz um novo desafio para as instituições de ensino superior que é trabalhar os três pilares básicos da universidade – ensino, pesquisa e extensão – com um olhar voltado para os setores de maior vulnerabilidade social”, afirmou.



Na ocasião, Fátima Bezerra também se comprometeu em lutar pela sustentabilidade do Conexões de Saberes com a conquista orçamentária para a sua ampliação. “Trata-se de um programa que tem caráter de assistência estudantil com o diferencial de integrar o estudante de menor poder aquisitivo a universidade e ao mesmo tempo a sua comunidade”, argumentou a deputada.

A questão salarial do magistério, adiantou Fátima Bezerra, será o mais importante desafio para o seu terceiro mandato que começa a partir de primeiro de janeiro de 2011. “Mais do que nunca me empenharei para a valorização salarial dos professores”, reforçou. Outros desafios da deputada são a revisão do Plano Nacional da Educação, o PNE e a reforma política.

O reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, agradeceu a participação da deputada federal Fátima Bezerra e ressaltou perante os estudantes conexistas a sua contribuição no processo de transformação e expansão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O reitor acredita que o novo governo dará continuidade ao processo de consolidação e interiorização do ensino superior. Segundo ele, na região do semiárido a oferta de cursos superiores ainda é muito carente comparado com as regiões metropolitanas.

Para o reitor Josivan barbosa, o país vive uma nova realidade do que diz respeito ao ensino superior. “Em 8 anos do governo FHC apenas três universidades foram criadas e, no governo Lula, o Brasil ganhou 14 universidades públicas e 126 novos campi”, ressaltou. O reitor acredita na continuidade da interiorização com a ampliação de vagas e a oferta de novos cursos. “Na região do Alto Oeste, no município de José da Penha, apenas 2 em cada 100 jovens estão cursado o ensino superior”, exemplificou justificando a necessidade da instalação da UFERSA Pau dos Ferros.

Passos Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário