sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Hermano Moraes alerta para risco de enchentes no RN

O deputado Hermano Moraes (PMDB) demonstrou sua preocupação com a proximidade das chuvas no interior do Estado, na tarde desta quinta-feira, 24. Segundo o parlamentar, ainda estão presentes na memória de todos os problemas gerados pelos invernos de 2008 e 2009 e é preciso viabilizar providências que ao menos diminuam o risco desses problemas se repetirem.
“Acredito que esse trabalho emergencial possa ser iniciado antes das chuvas e é nosso dever cobrar e antecipar providências no sentido de salvaguardar a integridade física e a continuidade de vida de todos os norte-rio-grandenses”, afirmou.
Hermano Moraes falou da situação da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e da Ponte Felipe Guerra. “É preciso saber se realmente ficou eliminada a suposta ameaça de comprometimento da estrutura da ponte e quanto à recuperação de erosões na parede externa da Barragem”, afirmou.
O parlamentar disse que é preciso que os órgãos competentes como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte ( Idema), Departamento Nacional de Insfraestrutura e Transporte ( DNIT) e o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca ( Dnocs), tomem uma solução rápida.
O deputado também demonstrou preocupação com relação ao Açude Guarita, localizado no município de Tangará, “que poderá não suportar a quantidade de água que se espera no inverno deste ano, apesar dos serviços emergenciais que foram feitos no início deste mês”, e com o assoreamento de rios da região do Vale do Açu, principalmente os rios Piranhas- Açu e Pataxó.
“Se o açude Guarita não suportar, a pressão de água poderá inundar as cidades de Lagoa Salgada, Monte Alegre, São José do Mipibu e Nísia Floresta, alcançando cerca de 100 mil pessoas. As autoridades devem ficar atentas a essa possibilidade para poder evacuar as pessoas dos municípios”, disse.
Em aparte, o deputado Fábio Dantas (PHS) se solidarizou com a preocupação do colega e sugeriu que seja criada uma comissão para visitar os açudes que estão em risco.
Ao final do seu pronunciamento, Hermano disse que é urgente que haja uma posição clara e oficial do DNIT e do Dnocs sobre tais questões, que possa tranqüilizar a todos com relação a estas estruturas. O parlamentar parabenizou ainda os deputados Gilson Moura (PV) e George Soares (PR) pela proposição da audiência pública sobre as ações preventivas para iminência de enchentes, marcada para o dia 02 de março, as 9h30, na Assembleia Legislativa.

 Foto: João Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário