sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Parcerias em educação e tecnologia pautam encontro entre governadora e cônsul norte-americano

Novas parcerias para as áreas de energia e exportação e programas educação. Esses foram os principais temas tratados na visita do cônsul dos Estados Unidos, Christopher Del Corso, à governadora Rosalba Ciarlini, nesta quinta-feira, 24.
A visita de Christopher Del Corso poderá levar reivindicações do governo do Rio Grande do Norte até o governo norte-americano, como a modificação da data para o início do calendário de exportações de frutas para os Estados Unidos. De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado – que esteve presente ao encontro – atualmente os EUA permitem a exportação de frutas pelo estado a partir do dia 1° de novembro, mas o ideal seria que o início fosse a partir do mês de setembro. “Poderíamos ampliar nossa janela, pois é quando termina a safra na Costa Rica. O México também não vende nessa época do ano e nós sim”, disse Betinho. Segundo o secretário, outra vantagem é que o estado é uma zona livre de mosca da fruta. “Enviarei ao Consulado o laudo que comprova a informação”, garantiu Betinho Rosado.

A governadora abordou, também, os avanços obtidos na área tecnológica. “Hoje em visita a Guamaré lancei a ideia da criação de um centro de capacitação voltado para a energia eólica”, disse Rosalba. De acordo com Betinho Rosado, o Rio Grande do Norte detém 25% de todo o potencial eólico brasileiro, com uma capacidade de geração de 150 mil megawatts de potência. Diante de informações a respeito da expansão da empresa General Eletric no Brasil, Betinho revelou que as indústrias do setor estão convidadas a se instalarem no estado.

Rosalba Ciarlini revelou que as energias limpas, como a solar e a eólica, estão sendo muito incentivadas pelo Governo Federal. No Rio Grande do Norte, o incentivo também está sendo oferecido. “Nosso governo está trazendo uma segurança maior para as empresas que estão se instalando, como linhas de crédito em parceria com o Banco do Nordeste", disse Rosalba.

Além dos incentivos de crédito, a governadora destacou as vantagens logísticas para o investimento do governo norte-americano no estado. “As turbinas serão feitas aqui, fica muito mais econômico termos as fábricas no próprio estado em vez de transportá-las”, observou Rosalba Ciarlini. De acordo com a governadora, esse “é um bom momento para fortalecer as relações, principalmente no que concerne a assuntos ligados ao desenvolvimento econômico”.

EDUCAÇÃO
Para dar suporte à vinda de fábricas ligadas ao setor eólico, a governadora frisou o investimento que será feito em educação. “Nos preocupamos com a capacitação da mão de obra para esse novo campo e já temos o apoio do Ministério de Minas e Energia e também de Ciência e Tecnologia. Hoje mesmo, no encontro que tivemos, já contamos com a presença de uma técnica do Ministério”, disse Rosalba. A governadora enfatizou que a preparação é necessárias para as oportunidades que serão oferecidas através do desenvolvimento do estado com as novas energias e a Copa do Mundo em 2014.

A secretária de Estado da Educaçao e da Cultura, Betânia Ramalho, chamou a atenção para parcerias com o Consulado norte-americano, principalmente no que tange ao ensino do inglês como segunda língua para os alunos da rede pública de educação do estado. “O ensino de um segundo idioma é muito benéfico, mesmo que a língua mãe seja deficiente. O aluno acaba desenvolvendo ganhos culturais na língua base, temos pesquisas que mostram isso”, disse Betânia.

De acordo com Christopher Del Corso, essas parcerias já são oferecidas em estados como Pernambuco, Bahia, Sergipe, Ceará e Rio de Janeiro. Segundo o cônsul, o governo americano tem oferta de oportunidades de capacitação em língua inglesa tanto para professores como para alunos da rede pública de ensino. “Podemos começar a desenvolver no Rio Grande do Norte programas de capacitação parecidos com o que já temos em outros estados”, sugeriu Christopher.

Para Betânia Ramalho, os alunos do ensino médio, a partir dos 14 anos, devem ser o principal alvo. “Queremos que esses jovens possam ter a chance de se inscreverem para ser o suporte da Cop.”, disse a secretária.

Além dos secretários de Estado Betinho Rosado e Betânia Ramalho, também esteve presente à reunião o secretário Chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário