segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Semtas incentiva jovens para o mundo do trabalho

As atividades regulares do ProJovem Adolescente, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, serão retomadas após o carnaval, no dia 10 de março. "Estamos concluindo a nossa colônia de férias e iremos começar o novo ciclo do programa. Queremos que nesta fase, os beneficiados compreendam mais sobre o mercado de trabalho e que aprendam questões importantes para o sucesso como ética, dedicação e comprometimento", explica Meire Alves, coordenadora interina do programa.
Ao longo de 2011, os jovens inscritos no programa irão obter novos conhecimentos envolvendo inclusão digital, terão orientação para a qualificação profissional e irão desenvolver experiências práticas, planejadas coletivamente a partir dos interesses comuns para a vida social e profissional dos jovens. "Será uma excelente oportunidade de despertar e descobrir vocações, visitar empresas, aprender a fazer o currículo e a se vestir para o trabalho. Também realizaremos palestras com profissionais de diversas áreas que irão explicar sobre a rotina e as práticas de trabalho", declara a coordenadora.

Cada ano corresponde a um ciclo, e em cada semestre os adolescentes percorrem atividades diferentes. No 1° Ciclo, realizado em 2010, as atividades foram desenvolvidas a partir de eixos temáticos transversais à juventude como Saúde, Trabalho, Meio Ambiente e Drogas. “Trabalhamos um ano inteiro temas sobre a formação cidadã, com o objetivo maior de afastar os jovens da realidade das drogas, prostituição, entre outros sociais. Agora vamos educá-los para o mundo do trabalho e para a inclusão digital”, destaca Meire Alves.

Mais sobre o ProJovem Adolescente

O Programa constitui-se de um serviço socioeducativo de convívio de assistência social que objetiva complementar a proteção social básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional. Desenvolve ações de qualificação social e profissional; de desenvolvimento de habilidades e aptidões; de valorização da participação social dos jovens; de ampliação das referências e oportunidades de acesso à cultura; de promoção à saúde; de acesso às atividades esportivas; de acesso à tecnologia digital, dentre outros.
Destina-se aos jovens de 15 a 17 anos, priorizando aqueles pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, egressos de medida socioeducativa de internação ou em cumprimento de outras medidas, egressos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), dentre outros. Atualmente, o ProJovem Adolescente beneficia mais de 2.200 jovens no município do Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário