segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Sistema Faern/Senar realiza capacitação do programa Negócio Certo Rural no C T Kátia Abreu

Uma turma de instrutores do Programa Negócio Certo Rural se reúne nos próximos dias 02, 03 e 04 de março no Centro de Treinamento Senadora Kátia Abreu, do Sistema Faern/Senar, para participarem de capacitação destinada ao aprimoramento do programa. As aulas serão ministradas pelos instrutores do Senar Nacional, Vitor Rodrigues Ferreira e Paulo Roberto Viana.
De acordo com o assessor do Senar, Hélio Pignataro, as turmas são dos estados de Pernambuco (sete), Piauí (quatro), Maranhão (cinco), Paraíba (quatro) e Rio Grande do Norte (quatro pelo Senar e um pelo Sebrae). “Será uma oportunidade única para a nossa instituição. Uma capacitação que engloba todos os estados participantes do Nordeste é uma alegria para a nossa equipe”, enfatizou Pignataro.

No evento, os instrutores receberão todas as explicações para implantação do Programa Negócio Certo Rural em seus estados e a forma correta de trabalho nas propriedades rurais visitadas. “Os palestrantes exibirão toda a metodologia do programa e dividirão as turmas em pequenos grupos para debaterem melhor os pontos do trabalho”, explicou Hélio Pignataro.

O programa

Lançado no final de 2009 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae), este programa tem como objetivo promover a capacitação de produtores, trabalhadores rurais e suas famílias para o planejamento e a administração de seus negócios nas fazendas, além de permitir que os proprietários também enxerguem novas oportunidades de negócios em suas propriedades.

O treinamento do programa ocorrerá presencialmente com um instrutor, sob a coordenação de um gestor, e está dividido em cinco encontros de 06 horas cada, com aproximadamente duas semanas de intervalo entre um encontro e outro. O conteúdo da capacitação foi elaborado com conceitos, dicas, exemplos e tarefas práticas, para facilitar o entendimento do aluno na gestão do seu negócio. Estas consistirão na realização do diagnóstico da propriedade, na identificação de novas idéias de negócios a partir de sua realidade e das potencialidades da região, na busca de informações para avaliação das idéias e na elaboração de um plano de negócios.

No final de cada encontro, o participante deverá preencher um formulário de avaliação e entregar ao instrutor. Esta avaliação será anônima, ou seja, não terá identificação do nome, pois o objetivo é continuar melhorando os processos deste curso. Para ter direito ao certificado de conclusão, o participante deverá ter no mínimo 80% de presença e elaborar o plano de negócio. O instrutor entregará o certificado ao final do programa.

Turmas de 2010 e 2011

Em 2010, cinco turmas finalizaram os treinamentos do Negócio Certo Rural no Rio Grande do Norte. Para 2011, a coordenação do programa já definiu 12 turmas. “Ainda não está totalmente fechado, mas até agora já temos 12 turmas nas cidades do interior. O aumento dessas turmas depende da participação dos sindicatos rurais, que aglutinam esses proprietários de fazendas para as turmas participantes”, finalizou Pignataro.

Com reportagem de Paulo Correia

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário