quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Prefeitura do Assú prepara audiência pública sobre projeto de irrigação do Mendubim

A Prefeitura do Assú está de posse do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da implantação do Projeto de Irrigação Mendubim. Ambos os documentos foram encaminhados pelo Idema.
No último dia 22 o prefeito Ivan Júnior, a pedido dos secretários de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Francisco de Assis Souto e do secretário adjunto de Meio Ambiente Reci de Oliveira, encaminhou Ofício ao Idema solicitando uma data para que seus técnicos possam estar presentes e assim as secretarias possam articular a realização de uma Audiência Pública.

De acordo com Reci de Oliveira, esse projeto, que tem o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) como gestor, visa irrigar uma área com 8.300 hectares, beneficiando centenas de pequenos e médios agricultores dos municípios de Assú e Upanema. “Pela magnitude do projeto as dúvidas se multiplicam e a única maneira de dar uma explicação plausível sobre o assunto à sociedade é com a realização de uma Audiência Pública com todos os atores envolvidos”, enfatizou o secretário adjunto de Meio Ambiente.

Procedimento

O secretário Reci de Oliveira esteve no escritório local do Dnocs e conversou com Paulo Rodrigues da Costa Júnior, chefe da unidade, e, também, por telefone, com o coordenador estadual, João Guilherme de Souza Neto. Ambos orientaram a Prefeitura do Assú a encaminhar ofício diretamente ao Idema, pois esse era o procedimento para provocar uma Audiência Pública.

Quando o Idema se pronunciar será dado início à organização da Audiência Pública. “O prefeito Ivan Júnior ficou muito animado com conclusão do EIA/RIMA do projeto, pois uma vez o mesmo sendo aprovado, demonstra a viabilidade ambiental, faltando assim sua implantação, mas com a certeza de que o mesmo não trará prejuízos ao meio ambiente”, finalizou Reci de Oliveira.

Com informações de Reci de Oliveira.

ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário