quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Ação Nacional oferece oportunidade de emprego para pessoas com deficiência no RN




Ação Nacional será neste sábado em todo o país e em Natal promove a limpeza e recuperação do Instituto Juvino Barreto e o cadastramento de pessoas com deficiência para vagas de emprego

Pelo sétimo ano consecutivo a Federação Nacional das Empresas de Serviços e Limpeza Ambiental (Febrac), em conjunto com os Sindicatos Estaduais Associados, promoverá a Ação Nacional Limpeza Ambiental. O evento ocorrerá neste sábado (20), das 08h às 13h, simultaneamente em todo o Brasil, com o objetivo de conscientizar a população de que devemos preservar o meio ambiente e realizar o descarte e manejo correto do lixo.


Em Natal, a ação está sendo organizada pelo Sindicato Patronal das Empresas Prestadoras de Serviços de Mão de Obra do Rio Grande do Norte (Sindprest/RN), que este ano decidiu dar um viés diferente a iniciativa com a escolha do Instituto Juvino Barreto para receber as ações de limpeza. Durante todo o dia voluntários estarão envolvidos no trabalho de conservação que envolverá a limpeza do vasto terreno do instituto, que está tomado por entulho, mato e ervas daninhas, com intuito de transformá-lo numa área de lazer. Na parte externa será realizada a pintura dos meios-fios e também a distribuição de mudas em frente ao instituto. Para concretizar a ação várias empresas filiadas e parceiras do sindicato disponibilizarão pessoal, maquinário e material necessários para garantir a qualidade do serviço prestado.

“Vamos unir a limpeza ambiental com um gesto de cidadania. Durante a realização de nossa assembleia vimos que existem entidades extremamente carentes em nossa cidade e que poderiam ser beneficiadas com a iniciativa. Escolhemos o Instituto Juvino Barreto devido a sua tradição de abrigo aos idosos, atualmente, cerca de oitenta. Sabemos também que apesar dos esforços dos voluntários, a instituição passa por muitas dificuldades, já que sobrevive de doações. Vimos nessa oportunidade uma forma de contribuir para que a terceira idade tenha uma vida digna, exercendo seus plenos direitos de cidadania, o que deveria ser uma obrigação de todos”, afirma o presidente do Sindprest/RN, Edmilson Pereira de Assis.

Cadastramento de deficientes para contratação

Neste ano, além das atividades envolvendo a limpeza e conservação do Juvino Barreto, foi incorporado o recrutamento para contratação de pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados que tenham cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e que, ao final do programa, recebem do INSS um certificado que lhe garante esta condição.

“A ideia é que as empresas do setor apresentem suas ofertas de postos de trabalho para o cumprimento da cota de deficientes, tendo em vista, que temos enfrentado uma baixa disponibilidade de candidatos. As empresas tem tido dificuldade em contratar pessoas com deficiência, principalmente para cargos que não são administrativos”, afirma o presidente do Sindprest.

  A Lei de Cotas (8.213/91) determina que empresas com cem ou mais funcionários incluam 2% a 5% de pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos. No mercado formal, as pessoas com deficiência recebem todos os benefícios garantidos por lei para todos os trabalhadores. No setor de serviços, essas pessoas têm ainda a oportunidade de aprender uma profissão, em centros de treinamentos especializados. Mais informações com relação ao recrutamento serão oportunamente divulgadas.

  No mercado formal, as pessoas com deficiência recebem todos os benefícios garantidos por lei para todos os trabalhadores, como plano de saúde, aposentadoria, FGTS, transporte e alimentação. No setor de serviços, essas pessoas têm ainda a oportunidade de aprender uma profissão, em centros de treinamentos especializados. Apesar de tantos benefícios, existem entraves para a absorção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

SERVIÇO

VII Ação Nacional Febrac – Limpeza Ambiental
Data: 20 de setembro - das 08h às 13h
Local: Instituto Juvino Barreto – Avenida Alexandrino de Alencar, 908 – Barro Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário