terça-feira, 9 de setembro de 2014

Prefeito participa de Seminário Internacionalização e Interiorização: Desafios e Oportunidades



O prefeito Carlos Eduardo participou na manhã desta segunda-feira, 08, no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), do Seminário Internacionalização e Interiorização: Desafios e Oportunidades, evento voltado para autoridades, especialistas e empresários, com o propósito de debater os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças para o desenvolvimento do Estado.


O evento integra o programa Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte que é realizado por meio da parceria entre a Tribuna do Norte, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Fundação Norteriograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec), Federação do Comércio (Fecomércio/RN) e vertente empresarial brasileira do Grupo RG Salamanca.

Em sua XXI edição, sendo a segunda de 2014, o evento teve como tema a UFRN e o Desenvolvimento do Estado: Os desafios e oportunidades da Internacionalização e Interiorização.  Estiveram presentes os ministros da Educação, José Henrique Paim e da Previdência, Garibaldi Filho, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, a governadora Rosalba Ciarlini, entre outras autoridades.

O prefeito Carlos Eduardo disse, na ocasião, que a internacionalização da economia induz a buscar transformações estruturais no modelo pragmático de administrar uma cidade, um estado, um país. Para ele, todas as instituições devem se adaptar às grandes transformações trazidas pelo novo ciclo capitalista que renova os fluxos de capitais e de mercadorias, com sua consequente influência nos modelos de agir e pensar. Segundo explicou, nessa diretriz, cabe destacar a educação para a formação das novas gerações que devem se preparar para um mundo verdadeiro novo.

“Nós, gestores públicos, precisamos deixar claro nos nossos discursos, nos nossos compromissos, nas nossas ações, a prioridade que a Educação está a merecer no Brasil, mas também não podemos vender a ilusão de que a escolarização possui uma conexão direta com o desenvolvimento econômico”. Citou que o Brasil é o sexagésimo sexto país em escolarização, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, no entanto, tem a sexta maior economia do mundo.

“Na contramão desse olhar para fora, temos a necessária interiorização econômica como forma de se buscar um novo caminho para o desenvolvimento do país através do crescimento de mercados regionais. Tal orientação é de fundamental importância para consolidar a economia brasileira, favorecendo o enfrentamento das crises internacionais. Este modelo bipolar, internacionalização versus interiorização, é a justa medida para o equilíbrio e a busca de uma posição econômica mais sólida”, disse o prefeito.

Na oportunidade, a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, disse que a educação é um dos principais motores do desenvolvimento e a UFRN, que existe há 56 anos, conta atualmente com 50 mil alunos em todos os níveis e 04 campi em todo o estado oferecendo 30 cursos de extensão. “A UFRN está sendo a instituição com maior atuação no período atual, estimulando a inclusão e com 160 acordos assinados com 22 países participando em diversos programas de extensão, entre eles, Ciências Sem Fronteiras.”

O vice-presidente da Fiern, Pedro Terceiro de Melo, revelou aos presentes que nas Olimpíadas do Conhecimento o RN teve um crescimento de 40% ocupando o terceiro lugar em todo o país. Segundo ele, o SENAI já angariou oito medalhas, sendo três de ouro. “Sem educação não há desenvolvimento”. De acordo com ele, no IEL, SENAI e SESI, há uma padronização das ações educacionais e serviços tecnológicos, capacitação e profissionalização.

O seminário, que foi aberto com uma apresentação musical do grupo mexicano Mariachi, também contou com as presenças da embaixadora do México no Brasil, Beatriz Paredes, do secretário do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim Maurício Fernandes de Morais, da deputada federal, Fátima Bezerra, do vice-presidente da Fecomércio/RN, Antônio Luiz Lacerda, do deputado Ricardo Mota, presidente da Assembléia Legislativa e do vereador Albert Dickson, presidente da Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário