quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ASA promove palestra com catador que virou protagonista de filme premiado


A ASA Indústria e Comércio Ltda., realiza, no próximo dia dois de outubro, palestra com Tião Santos, presidente da Associação de Catadores de Material Reciclável do Jardim Gramacho e consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Projeto de Erradicação de Lixões no Brasil e na América Latina, apoiando pela Fundação Clinton. Tião ganhou visibilidade no Brasil e no mundo depois de ser protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, produzido pelo artista plástico Vik Muniz e indicado ao Oscar em 2011 como melhor documentário. O evento faz parte do Programa Mundo Limpo, desenvolvido pela ASA Indústria e Comércio Ltda., e é patrocinado pelo sabão em barra Bem-Te-Vi.


Depois de ficar conhecido pelo filme, Tião Santos tem contado sua história de catador no Brasil e no exterior, através de encontros em escolas, universidades de empresas. Na palestra, que tem como título “Reciclagem e sustentabilidade”, ele aborda os problemas e os reflexos do descarte incorreto do lixo a médio e longo prazos, nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Também fala sobre sua vida e sua trajetória como modelo de superação, e sobre os avanços da Lei dos Resíduos Sólidos, que ajudou a elaborar.

Na abertura, será exibido o trailer do filme “Lixo Extraordinário”, com duração de três minutos e meio. Também exibe vídeos do projeto “Limpa Brasil -  Let's do It!”, com duração de pouco mais de dois minutos. Após a apresentação de Tião, haverá espaço para perguntas dos participantes.

Filmado ao longo de 2007 a 2009, “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis como o objetivo inicial de retratá-los. O trabalho como esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a pensar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. Além de ter sido indicado ao Oscar, o documentário ganhou diversos prêmios e elogios da crítica especializada.

A palestra será realizada às 16h, no auditório da Fiepe (Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco), localizada na Avenida Cruz Cabugá, 747, Santo Amaro, em Recife, e a entrada é gratuita. Para participar, basta fazer a inscrição pelo e-mail palestratiao@asanet.com.br, enviando nome e número de CPF.

Desenvolver ações de educação ambiental e de sustentabilidade é uma prática da ASA Indústria e Comércio Ltda., vencedora na categoria Destaque Industrial do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2014, com o projeto Preservação dos recursos hídricos através da coleta seletiva de óleo com a participação da sociedade. O Prêmio Vasconcelos Sobrinho, promovido pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), destaca as iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável.

O projeto premiado faz parte do programa Mundo Limpo Vida Melhor, que tem como objetivos principais o desenvolvimento de hábitos de preservação através da educação ambiental, com foco na coleta e reaproveitamento de óleo de fritura. A iniciativa dá um descarte ambientalmente correto a este resíduo, que tem alto poder de contaminação ambiental.

Desenvolvido desde 2008, o Programa Mundo Limpo Vida Melhor já atua em 38 municípios, fez mais de 2.000 parcerias e treinou mais de 65 mil pessoas. Nesse período, aproximadamente três milhões de litros de óleo foram retirados do meio ambiente. O óleo coletado segue para ASA para ser reciclado e incorporado como matéria graxa na fabricação do sabão em barra Bem-Te-Vi, que tem 84 anos e é uma das marcas de sabão mais tradicionais do mercado. Além do sabão, a marca Bem-Te-Vi conta desinfetante, detergente em pó, lã de aço e água sanitária.

A ASA Indústria e Comércio Ltda. também é proprietária das marcas Vitamilho, Palmeiron, Bomilho, Invicto, Baby & Baby, Naturella, Casa de Vinhas, Certo e Flamengo. Em atuação há 17 anos, a empresa é hoje uma das principais indústrias do Brasil e conta com quatro fábricas, localizadas em Pernambuco e na Paraíba, responsáveis pela produção de cerca de 250 itens nos segmentos de alimento, bebida, higiene e limpeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário