sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Prefeitura lança projeto "Mulheres: Mãos que Constroem"



Com a presença do prefeito Carlos Eduardo e da secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Aparecida França, a Prefeitura do Natal lançou na manhã desta quinta-feira (04) o projeto “Mulheres: Mãos que constroem”, que proporcionará uma opção de qualificação profissional e dará uma nova perspectiva de trabalho e geração de renda para as mulheres. Na ocasião, foram assinados dois convênios, sendo um de qualificação com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas e outro voltado para uma pesquisa diagnóstica sobre o mercado de trabalho para o sexo feminino no município.


Com um investimento de cerca de R$ 600 mil, o projeto irá capacitar 720 mulheres em funções antes exercidas apenas por homens, como pintora de obras, encanadora predial, eletricista e pedreira de revestimento de argamassa, além de promover a inserção das novas profissionais no mercado de trabalho da construção civil. Por meio do  “Mulheres: Mãos que Constroem”, será feito um diagnóstico da situação da mulher no mercado de trabalho na capital.

“Quero dizer que o melhor projeto social é o emprego. Todo cidadão e toda cidadã tem direito ao trabalho e ao salário no final do mês”, disse o prefeito Carlos Eduardo no lançamento do projeto. Ele acrescentou que para enfrentar o desemprego, a melhor alternativa é ensinar um ofício às pessoas: “O nosso foco hoje são as mulheres. Ouvimos sempre das mães de família pedido para a Prefeitura construir creche no bairro onde moram para que possam trabalhar. A mulher é mais caprichosa que o homem. E todo trabalho é digno e honroso”.

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Aparecida França, o projeto “Mulheres: Mãos que constroem” inaugura uma nova relação de trabalho no município, com a qualificação necessária para as mulheres se tornarem profissionais em um mercado de trabalho novo para elas. “Os governos têm percebido a importância de desenvolver pesquisas para ouvir o povo. Temos que estimular a participação popular. Faremos uma pesquisa e vamos levantar informações sobre as mulheres no mercado de trabalho para que o município possa beneficiar a população feminina. As mulheres vão aprender um novo ofício e, com isso, ganharão mais uma opção de empregabilidade”, afirmou a gestora.

Quarenta e oito turmas serão criadas com, no máximo, 15 alunas cada, e carga horária de 200 horas/aula. Poderão se inscrever mulheres acima de 18 anos que saibam ler e escrever, possuam CPF e residam em Natal. As interessadas devem procurar a própria Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, o Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser ou um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) para o encaminhamento necessário.
O representante da Federação das Câmaras de Diretores Lojistas do Rio Grande do Norte, Marcelo Caetano Rosado, assinalou que as mulheres farão a diferença na construção civil porque capricham mais no acabamento, ressaltando que o resultado da qualificação não é só para a mulher, mas também para a família. “Nós temos um cenário muito positivo”, observa o dirigente lojista.

Durante a solenidade de lançamento, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (Semul), assinou contrato com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), entidade responsável pela capacitação, e com a AJE - Consultoria e Assessoria Empresarial, empresa que vai realizar a pesquisa diagnóstica. Foram mostrados, ainda, os equipamentos de segurança do curso, tais como botas, luvas, capacete, protetor auricular e respirador descartável, além de uma pasta com as apostilas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário