quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Secretaria de Cultura garante premiação para a fotografia no Natal em Natal


O maior festival de fotografia do Estado potiguar – o Foto Riografia do Norte – já começa com avanço. O novo Prêmio Brunno Bougard de Fotografia será incorporado à programação do Natal em Natal 2015. O anúncio será feito pelo secretário municipal de Cultura e presidente da Funcarte, Dácio Galvão, na abertura do evento, que acontece no próximo dia 16 de outubro no IFRN Cidade Alta.


O Prêmio – de abrangência nacional – será um marco na história da fotografia potiguar, sendo o primeiro voltado exclusivamente à categoria, que ganha cada vez mais espaço em editais Brasil afora. Serão cinco fotografias premiadas em dinheiro e os 20 melhores trabalhos serão expostos na Galeria Newton Navarro, da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), durante o Natal em Natal.

“Uma premiação voltada exclusivamente à fotografia é algo inédito em Natal e incentiva fotógrafos profissionais e amadores a buscarem mais conhecimento e aprimoramento no ramo”. O fotógrafo Canindé Soares ressalta ainda que a premiação difere de editais que comumente colocam a fotografia em disputa com outras linguagens artísticas, como artes plásticas, artes visuais e desenho.

A segunda edição do Foto Riografia do Norte é promovida pela Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) e conta com programação variada, desde palestras com renomados fotógrafos, a exemplo de Miguel Chikaoca; shows musicais no Espaço Ruy Pereira (ao lado do IFRN Cidade Alta); e lançamentos de livros de fotografia de Pablo Pinheiro e Canindé Soares, que também fará exposição de fotografias.

O festival reunirá o público local, regional e nacional interessado nas diversas áreas da fotografia, seja ela autoral, fotojornalismo, natureza, publicitária, macro, retrato ou no uso da fotografia como instrumentos de inclusão social. Além das palestras, shows e lançamentos de livros, o evento oferecerá ainda oficinas, workshops, leitura de portfólio, escambo, feirinha e exposições fotográficas para profissionais e amadores.

Para participar do festival basta se credenciar no site do evento e fazer sua inscrição. A produção do evento avisará dia, hora e local para pegar a credencial através de e-mail.  Os sócios da Aphoto e clientes da Unimed (patrocinadora do evento, via Lei Djalma Maranhão) não pagarão nada. Outros interessados doarão 2 quilos de Leite Ninho em pó no dia em que for buscar a Credencial. As latas de leite serão distribuídas para uma instituição de caridade.

SAIBA MAIS
O homenageado com o nome da premiação Brunno Bogard é o alemão responsável pelo primeiro registro fotográfico do Rio Grande do Norte, quando captou uma procissão de flagelados da seca na subida da Avenida Junqueira Aires, na Cidade Alta, em 1892, mais ou menos onde hoje funciona o Instituto Ludovicus – a antiga casa de Câmara Cascudo.

FOTO RIOGRAFIA DO NORTE
Data | 16, 17 e 18 de outubro
Local | IFRN Cidade Alta
Site do evento | http://aphotorn.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário