quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Setembro Cidadão



Durante todo o mês, o Sesc realizará ações gratuitas em diversas áreas com o intuito de estimular a cidadania

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) participa, de 01 a 30/09, do projeto Setembro Cidadão. Em oito cidades potiguares, a instituição do Sistema Fecomércio RN realizará ações gratuitas em saúde, educação, cultura, esportes, lazer e cidadania, todas com a intenção de estimular o sentimento cívico. Toda a programação está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.


Entre as atividades abertas ao público, têm destaque a mostra de cinema “A Ditadura no Brasil” (23 a 27/09), na qual serão exibidos filmes ligados à temática; orientações de saúde em alusão ao Dia Mundial do Coração (29/09); o CicloSesc – passeio ciclístico realizado dia 21/09 simultaneamente em cinco cidades –, que será precedido do hino nacional; Travessia marítima do 14º Jogos dos Comerciários, competição que também será precedida do hino nacional; e ação musical de incentivo à cidadania por meio do projeto RN Vida, do Governo do Estadual, em comemoração ao Dia da Educação Cidadã (10/09).

Outro destaque será a 5ª Ação Qualidade de Vida (13/09), que reunirá, no Sesc Ponta Negra, atividades gratuitas como orientações em saúde, palestras sobre cidadania e serviços de beleza. A apresentação gratuita do “Octeto Polyphonia Khronos” (SC), última do projeto Sonora Brasil 2014, também integra a programação.

Além das atividades abertas, o Sesc RN também se preocupa em incutir o espírito patriótico na área de educação da instituição, ou seja, entre os alunos das Escolas Sesc e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante todo o mês de setembro, o hino nacional será cantado diariamente pelos alunos. Também serão realizadas internamente, tanto para alunos quanto para professores, palestras sobre temas como inclusão, cidadania, diversidade cultural, Independência do Brasil, Dia Mundial da Alfabetização, Dia da Amazônia e outros temas que despertem sentimento cívico e proporcionem conhecimento das riquezas e da história do nosso país.

Sobre o Setembro Cidadão

O projeto Setembro Cidadão é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), por meio do juiz Jarbas Bezerra em parceria com a advogada e servidora do TRE/RN, Lígia Limeira. O objetivo da proposta, criada em 2004, é de contribuir para o fortalecimento e difusão do sentimento de civismo pelo Brasil.
Setembro foi escolhido não apenas pelo fato de ser o mês em que se comemora a Independência do Brasil, mas também por ser o mês em que estão concentradas diversas datas comemorativas de temas ligados à cidadania, como o dia da Oficialização da Letra do Hino Nacional, dia Nacional da Alfabetização, dia da Amazônia, dia dos Símbolos Nacionais, dia Nacional do Trânsito, Dia da Luta das pessoas com deficiência, entre outros.

Serviço:
O quê? Sesc RN participa do projeto Setembro Cidadão
Quando? De 01 a 30/09
Onde? Natal, Mossoró, Caicó, Nova Cruz e São Paulo do Potengi
ATIVIDADES GRATUITAS
Programação completa: www.sescrn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário