quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Oficina gratuita de iluminação cênica na A.Bo.Ca Espaço de Teatros


Ciclo de oficinas abertas ao público integra ações do projeto Margem Ribeira, novo espetáculo da Bololô Cia Cênica, que estreia em dezembro durante o Natal em Natal

Estão abertas as inscrições para a oficina "A luz do teatro de rua: múltiplos olhares", facilitada pelo iluminador cênico Ronaldo Costa. A oficina será nos dias 22, 23 e 24 de setembro, das 18h às 22h, na A.Bo.Ca Espaço de Teatros, localizada à rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira.


As inscrições são gratuitas e realizadas através do envio de currículo resumido e carta de intenção para o e-mail bololociacenica@gmail.com. Com carga horária de 12h, a oficina é voltada para atores, e integra as ações do Margem Ribeira, novo espetáculo da Bololô Cia Cênica, selecionado no Edital Natal em Cena 2014, da Prefeitura do Natal, através da Funcarte.
Esta ação faz parte de uma série de oficinas e atividades de pensamento que serão realizadas pela Bololô Cia Cênica durante o segundo semestre deste ano. O objetivo é  desenvolver e ofertar ações pedagógicas abertas à comunidade, em paralelo à montagem do espetáculo Margem Ribeira, permitindo assim que a comunidade acompanhe o processo criativo, se integre a ele, e possa entender mais sobre o fazer teatral e se capacite em diversas áreas artísticas.

SOBRE A OFICINA E O FACILITADOR
A oficina tem por objetivo discutir os desafios de se elaborar projetos de iluminação cênica para espetáculos teatrais de rua. Tal discussão permeará as dimensões técnicas e estéticas da luz enquanto elemento de linguagem cênica, traçando um paralelo entre as iluminações realizadas em espaços convencionais e não convencionais no teatro.

A atividade profissional de Ronaldo Costa é vinculada às artes cênicas elaborando propostas pedagógicas para o ensino de iluminação cênica e criando planos de luz para diversos espetáculos de Teatro, Dança e Música. No seu currículo, possui mais de 170 espetáculos iluminados nas artes cênicas. É Mestre em Artes Cênicas pela UFRN e especialista em Ensino de Teatro pelo Departamento de Artes da UFRN. É integrante da grade de oficineiros da Fundação Nacional De Artes (FUNARTE).

SOBRE A BOLOLÔ CIA. CÊNICA  
bololociacenica.blogspot.com.br
A Bololô Cia. Cênica foi fundada em 2009, em Natal/RN, e é formada pelos atores Alex Cordeiro, Arlindo Bezerra, Luana Menezes, Paulinha Medeiros e Rodrigo Silbat. A companhia é fruto do desejo, do sonho e da determinação de experimentar as artes cênicas do modo mais fiel, mais livre, mais integral e mais verdadeiro possível.
Recentemente a companhia foi contemplada no Edital Natal em Cena 2014 para montagem do espetáculo teatral Margem Ribeira, que estreia em dezembro deste ano, na programação do Natal em Natal. Na edição passada do mesmo edital, em parceria com o Coletivo Atores à Deriva e a MAPA Realizações Culturais, o grupo montou o espetáculo Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento, que foi adaptado para o palco italiano e apresentado recentemente no Teatro Alberto Maranhão.
Compõem seu repertório os espetáculos Todo Avental (2011), adaptado do texto Avental Todo Sujo de Ovo do premiado dramaturgo cearense Marcos Barbosa;  em 2012 nasceu o experimento Na Mesa com o Bobo, uma adaptação do texto “Yorrick”, de Márcio Benjamim; e o Retrato do Artista Quando Coisa, inspirado em Manoel de Barros  com direção da Cia Luna Lunera (MG).

SERVIÇO
Oficina "A luz do teatro de rua: múltiplos olhares", com Ronaldo Costa
Dias 22, 23 e 24 de setembro de 2014, das 18h às 22h
A.Bo.Ca Espaço de Teatros - Rua Frei Miguelinho, 16, Ribeira
Inscrições gratuitas pelo e-mail bololociacenica@gmail.com
(enviar currículo resumido e carta de intenção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário