quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Criação da Secretaria Municipal de Cultura é oficializada e Dácio Galvão empossado secretário





“Hoje é um dia histórico para a nossa cidade e para os nossos valores de vida. Desde a gestão passada sonhávamos com este dia. Isso só foi possível porque tivemos que fazer uma reforma administrativa”, disse o prefeito Carlos Eduardo, na manhã desta terça-feira, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, ao oficializar a criação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e empossar como titular da pasta, Dácio Galvão, atual presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte). Galvão acumulará a chefia das duas instituições.


Carlos Eduardo assinalou, ainda, que a criação da Secretaria de Cultura foi trabalhada desde a posse da atual gestão municipal.  Revelou que o seu desejo era que a cultura tivesse a mesma dimensão dos outros pilares da administração. “Criamos o nosso cronograma. Agora temos uma Secretaria de Cultura com organização e orçamento próprio”, comentou o chefe do executivo municipal.

Para o prefeito, houve avanços na gestão cultural do município, como o alinhamento com o Sistema Nacional de Cultura, a Conferência Municipal de Cultura, a política de editais públicos e, consequentemente, a valorização dos artistas natalenses. “Nós demos uma sacudida nesta cidade. A Funcarte cumpriu seu papel. Não há contribuição maior que uma instituição pode dar a uma cidade do que valorizar o audiovisual, a dança, a música, o teatro. Os editais democratizam e dão transparência. Eu sou um gestor realizado”, resumiu.

A Secult, que comandará as ações culturais do município com o braço da Fundação Cultural Capitania das Artes, teve sua criação publicada na edição do Diário Oficial do Município (DOM), do dia 30 de agosto. No organograma apresentado, a nova secretaria vai incorporar em sua estrutura além da Funcarte, a inédita Sala Natal, responsável pela formatação e aplicação de intervenções no campo das Artes Visuais no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte (Memorial de Natal). A Sala Natal será coordenada pelo jornalista Franklin Jorge.

A criação da Secult foi um dos pontos da reforma administrativa aprovada na Câmara Municipal de Natal, que previu também a extinção de cargos e redução de secretarias. Desde a metade dos anos 1980 que Natal não tinha Secretaria de Cultura. A primeira experiência ocorreu na gestão do então prefeito Garibaldi Alves Filho, hoje Ministro da Previdência. A criação da Secult é mais um passo dentro das ações previstas e acertadas na Conferência Municipal de Cultura, em 2013, seguindo diretrizes do Plano Nacional de Cultura e do Plano Municipal de Cultura.

De acordo com Dácio Galvão, a criação da Secult é resultado de uma busca aliada ao Sistema Nacional de Cultura e a um orçamento planejado. Ele destacou a participação de todos os segmentos artísticos da cidade na Conferência Municipal de Cultura, que  resultou na construção de uma política cultural perene para o município: “Ganhamos na institucionalidade e na formação de gestão. A cultura é um legado civilizatório”.

Ele destacou, ainda, os 18 editais publicados em 2014, investimento em torno de R$ 6 milhões, e a renúncia fiscal do município que destinou R$ 7 milhões para a cultura. Conforme o secretário, a gestão da Secult terá como pilares a política de editais, o Plano do Livro, da Leitura e da Biblioteca e a organização do Sistema de Museus.

A parte artística da solenidade teve a participação dos violeiros Amâncio Sobrinho e Felipe Pereira, que saudaram o prefeito Carlos Eduardo e o secretário Dácio Galvão, apresentação de João Redondo, com Genildo Mateus, solo de uma aluna do Ballet Municipal de Natal, e do duo Carlos Zens (flauta) e Gilberto Cabral (trombone).

A classe artística também prestigiou o evento sendo representada na área de música pelos cantores Debinha, Fernando Luiz, Lucinha Madana Mohana e o maestro Neemias Lopes. O teatro também se fez presente com os atores Grimário Farias, Ivonete Albano e o diretor Carlos Furtado. A dança deu o ar da graça na figura do coreógrafo Dimas Carlos e de uma turma da Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta. No audiovisual, marcaram presença o presidente da ABDEC/RN, Ruy Rocha, a realizadora Dênia Cruz e o cineclubista Nelson Marques. A cultura popular mostrou seu apoio à nova secretaria com os folcloristas Gutenberg Costa e Severino Vicente, além do Boi de Reis do Bom Pastor.

Prestigiaram, ainda, a solenidade secretários municipais, servidores da Funcarte e da Secult, produtores culturais e o representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), Laumir Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário