quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cônsul visita prefeito e propõe cooperação técnica entre Natal e cidades da China



Estreitar relações, conhecer oportunidades e potencialidades comerciais da cidade do Natal nas áreas de comércio, cultura e turismo. Foi com esse objetivo que o cônsul geral do Consulado Geral da República Popular da China Wang Xian visitou na manhã desta terça-feira (09), o prefeito Carlos Eduardo que os recebeu em seu gabinete no Palácio Felipe Camarão. Também participaram do encontro o vice-cônsul, Zhang Xiangyan, a vice-cônsul Zang Re, empresário e cicerone Wilson Calado e o relações públicas, Edgar Albuquerque, além dos secretários municipais de Governo, Kleber Fernandes e de Turismo, Fernando Bezerril.


“Nesta primeira visita, designada como de cortesia, viemos conhecer o prefeito e saber quais áreas que são possíveis para uma cooperação técnica. Temos documentado que Natal é uma cidade turística, com belas praias, prédios antigos e muito nos interessa a troca comercial,” disse o cônsul geral, Wang Xian. Segundo ele, a China conta com uma população em torno de R$ 1,4 bilhões, com apenas entre um e dois por cento de analfabetismo e tem muitas potencialidades sendo considerado o maior mercado do mundo.

Ao dar as boas-vindas, o prefeito Carlos Eduardo disse que Natal é uma cidade de clima tropical e que tem como base o tripé econômico: turismo, comércio e empresas prestadoras de serviço. “Aqui temos mais leitos de hotéis do que as cidades de João Pessoa, Recife e Fortaleza, perdendo apenas para Salvador. Contamos com 26 mil leitos entre hotéis e pousadas e com a denominação de Cidade do Sol, visto que aqui chove muito pouco. O nosso maior escritor, Luiz da Câmara Cascudo, por sua vez, a denominou como a Noiva do Sol”.

Carlos Eduardo relatou que Natal tem extenso litoral; dois parques de meio ambiente: Parque das Dunas e Parque da Cidade; Memorial Natal (com dados da cidade desde a fase pré-histórica até os dias atuais); e um Museu de Cultura Popular (Ribeira). Também citou que é uma cidade eminentemente urbana cuja tendência é a verticalização e que já conta com recursos assegurados para sanear 90% cujas obras estão em andamento. “É uma cidade que recebe muitos turistas e tem gastronomia, sendo uma das maiores produtoras e exportadoras de camarão, meca e atum, além de contar com corredores turísticos monitorados 24 horas, investimento de R$ 60 milhões. Que venham investir aqui,” convidou o prefeito.

O cônsul manifestou total interesse em estreitar relações com Natal. Ressaltou que a cidade tem praias boas e trabalho importante na educação. “É muito importante que isso aconteça. Temos conceitos anotados sobre o desenvolvimento e a importância da cidade.” A nossa reportagem, o Cônsul Wang Xian classificou o encontro como bom e positivo. “Penso que já alcancei meu objetivo de visita. Penso que já tenho uma ideia geral sobre a cidade. Vamos trabalhar pela futura cooperação em todas as áreas entre a cidade do Natal e as cidades da China.”
 Secretaria Municipal de Comunicação -(84) 3232.8858

Nenhum comentário:

Postar um comentário