Os meses de janeiro e fevereiro foram movimentados nos jornais e veículos de comunicação do estado com notícias do Sistema Faern/Senar. Historicamente pouco abastecidos de informações de secretarias de governo e instituições nessa época, os jornalistas sofrem para conseguir algo de valioso de seus entrevistados e repercussão de temas interessantes. Durante esses dois meses, o Sistema Faern/Senar conseguiu divulgar seus trabalhos e foi fonte confiável para diversos veículos.
Uma prova foram às matérias que trataram sobre as enchentes em Jucurutu, em janeiro, e que contaram com informações repassadas pelo presidente da Faern/Senar, José Álvares Vieira. “Foi uma oportunidade para esclarecer os produtores rurais do Rio Grande do Norte sobre a necessidade deles saberem que plantar em áreas de risco é um passo para a perda total de suas colheitas”, lembrou Vieira.
Outro momento que gerou muito destaque para as proposições da instituição foi no imbróglio envolvendo o Governo do estado e os pagamentos do Programa do Leite. Uma oportunidade em que veículos impressos, blogs e canais de televisão procuraram a Federação da Agricultura para comentar sobre esse problema. “Acredito que a Faern soube se comunicar bem com os produtores de leite e com o governo. Tentamos juntar as duas partes para uma conversa sincera e positiva sobre essa questão. E isso foi fundamental para a imprensa nos procurar”, enfatizou Vieira.
Mídia training e ações para 2011
Em fevereiro, o Centro de Treinamentos do Sistema Faern/Senar, o Senadora Kátia Abreu, em Parnamirim, promoveu o primeiro mídia training rural do estado, e levou diversos presidentes de sindicatos rurais ao contato direto com noções de mídia e técnicas de como melhor se portar em uma entrevista. “Foi à oportunidade para muitos deles saberem como melhor aproveitar o espaço dos jornais para debater questões da agricultura”, explicou Vieira.
Outro ponto que foi muito destacado nos veículos de comunicação do RN foram às ações da Faern/Senar para esse ano. Ações como o Programa Útero é Vida, que terá 25 edições em 2011, e o Programa de Inclusão Digital Rural, que contará com ônibus especial para atender os produtores e suas famílias nas cidades por onde o veículo passar. “Essas notícias publicadas pelos meios de comunicação do estado somente mostram que nosso trabalho como instituição voltada para os produtores rurais está no caminho certo. A nossa credibilidade como boa fonte de informação está atrelada ao nosso trabalho”, finalizou Vieira.
ECOAR AGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Nenhum comentário:
Postar um comentário