sábado, 12 de fevereiro de 2011

FARMÁCIAS DAS AMEs DISPONIBILIZAM MEDICAMENTOS AOS USUÁRIOS

A farmácia da AME Brasília Teimosa está sempre repleta de usuários. Com receitas nas mãos, os pacientes aguardam o atendimento dos farmacêuticos e auxiliares, para cumprir o tratamento prescrito pelos médicos do Ambulatório Médico Especializado.


A cena se repete diariamente em todas as AMEs, deixando a comunidade satisfeita e aliviada. “Estou fazendo um tratamento que não tinha condições de realizar por conta do preço da pomada. Nunca tinha conseguido, mas já estou no final e toda vez que preciso, me consulto e recebo a medicação”, conta a dona-de-casa Elza Rafaeli Oliveira.


Segundo a supervisora farmacêutica da Associação Marca, co-responsável na gestão das AMEs, Rallina Cavalcante, somente na AME da zona leste de Natal são distribuídas, em média, 250 mil unidades de medicamentos mensalmente. “A AME chegou para suprir uma carência da população. Nosso objetivo é manter um serviço de distribuição contínuo, que frise o uso racional de medicamentos, sem rupturas, garantindo a continuidade do tratamento do paciente”, explica.


A grade de medicamentos é a mesma para todas as unidades ambulatoriais da Prefeitura de Natal e são distribuídas de acordo com a quantidade prescrita pelo especialista, mediante apresentação do cartão de identificação e da receita médica.  Somente no mês de janeiro, foram distribuídos mais de 410 mil comprimidos para tratamento de hipertensos.


Em Brasília Teimosa a quantidade de anti-hipertensivos representa mais de 21%, cerca de 53 mil comprimidos, do total distribuído mensalmente. “A farmácia mantém o controle da distribuição e do estoque, para suprir a demanda. A intenção da AME é acompanhar a evolução do tratamento do paciente. Não adianta ele conseguir o medicamento para três meses, se em 30 dias pode ser necessário alterar a posologia, por exemplo.”, ressalta a farmacêutica da AME Brasília Teimosa, Andrezza Azevedo.


Respeitada pelos usuários, a equipe da farmácia, composta pelos farmacêuticos e auxiliares, já conquistou a simpatia e confiança da comunidade. “Além de me consultar e já conseguir levar para casa meu remédio ainda posso contar com um profissional que sabe me orientar sobre a quantidade e os horários em que devo tomar o remédio. É ótimo e tenho a certeza que essa caixinha aqui vai funcionar”, diz a cabeleireira Sidilania Gomes, de 28 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário