Paulo Correia
Jornalista
A editora Companhia das Letras programa para o fim de fevereiro a reedição de um dos grandes livros sobre a máfia nos Estados Unidos. A obra em questão é Honrados mafiosos, do jornalista veterano Gay Talese. Nesta nova edição, a obra ganha o nome de Honra teu pai (título do original em inglês) e recebe o selo da coleção Jornalismo literário, especializada em publicar grandes reportagens em forma de livros.
O livro-reportagem de Talese foi publicado pela primeira vez nos EUA em 1971 e conta a história real da família Bonanno, um dos maiores clãs mafiosos do país e que tinha origem no vilarejo italiano de Castellammare Del Golfo, na região da Sicília.
O sonho que levou o patriarca da família, Joseph Bonanno, ao outro lado do mundo foi movido por desejos de ganhar muito dinheiro. Um sonho que se tornou realidade com a Lei Seca no país e as casas de apostas que o transformaram em um dos grandes chefões do crime na cidade de Nova York e também no estado do Arizona. Um chefão à moda antiga. Desses que observamos em velhos filmes em preto e branco. Tudo com muita elegância e com um linguajar refinado.
No livro de Talese, a ascensão e as guerras por territórios dessa família mafiosa são mostradas pelo lado de dentro. Nada de reportagem feita com informações de bastidores ou de recortes de jornais. O velho repórter consultou as fontes, procurou os membros principais do clã e desenvolveu um trabalho magistral sobre esses bandidos de ternos bem cortados.
Um grupo mafioso que viveu seu auge durante as décadas de 1950 e 1970, e que observou a década seguinte levar o seu poderio para o lixo. Daqueles anos em diante, o charme do velho Joseph e do seu filho Bill Bonanno foram substituídos pelas guerras do crack e da cocaína, comandadas pelos cartéis colombianos e as gangues do Bronx.
Vou ficar no aguardo dessa nova edição do livro de Gay Talese. Já tenho uma bem velhinha em formato de bolso e que comprei faz tempo no sebo Cata Livros. Um presente para as traças, mas que conserva em seu conteúdo uma verdadeira aula de jornalismo. De bom jornalismo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário