A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, reuniu, na tarde desta segunda-feira (07), os secretários integrantes do Grupo Gestor, para avaliar andamento dos processos que estão sendo administrados pelo colegiado. A prefeita solicitou, para o início de março, o relatório detalhado sobre resultados alcançados no tocante ao equilíbrio das finanças. E cobrou empenho na elaboração detalhada dos projetos e respectivas documentações para serem levados à apreciação do Governo Federal. “A liberação dos recursos dependerá da nossa capacidade, da nossa competência. Temos projetos aprovados. Quero celeridade na execução de um cronograma de trabalho”, destacou a prefeita, citando como prioridades as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e mobilidade urbana (R$ 330 milhões).
O ”equilíbrio das finanças” do município foi o tema mais enfatizado pela prefeita durante a reunião. Ela exigiu resultado na redução drástica do custeio da máquina, mas também pediu empenho na modernização e melhoria da arrecadação. “A economia no custeio é uma obrigação. Os resultados precisam acontecer. Não apenas para serem apresentados ä sociedade. Mas principalmente para assegurar capacidade nas contrapartidas que o município deve garantir para a execução de obras de grande porte, em parceria com o Governo Federal”, destacou Micarla de Sousa. “Vamos reduzir nossos gastos com custeio para poder investir de forma adequada. A Prefeitura deve fazer esforço concentrado, entre todas as secretarias, economizando para poder investir forte”, finalizou a prefeita de Natal.
O Grupo Gestor Municipal, formado por seis Secretarias (Gabinete Civil; Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação; Controladoria Geral do Município; Procuradoria Geral do Município; Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional e Comunicação Social), apresentou à prefeita um panorama das medidas para otimização das finanças públicas, em especial a redução das despesas, com corte nos contratos de telefonia, de veículos alugados, combustíveis, passagens aéreas e diárias, cursos e treinamentos. O Grupo Gestor está se reunindo com todas as secretarias para definir metas de redução específicas, de acordo com a demanda de cada pasta. “Até o fim de fevereiro o relatório com o percentual economizado será apresentado”, assegurou Kalazans Bezerra, chefe do Gabinete Civil e integrante do Grupo Gestor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário