quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sesap busca soluções para Saúde Mental no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou, nesta quarta-feira (16), uma portaria instituindo uma comissão para analisar as condições operacionais do Hospital Estadual Dr. João Machado. O principal objetivo é garantir a qualidade da assistência prestada aos usuários.

A medida foi motivada por recentes visitas do secretário estadual de Saúde, Domício Arruda Câmara, e da secretária adjunta, Ana Tânia Sampaio, em que foram observadas condições preocupantes em relação à assistência no hospital. Em uma das visitas, na última sexta-feira (11), em que a secretária adjunta estava presente, foi notificado um óbito de um morador de rua, ainda não identificado, que foi recolhido pelo SAMU e deixado no hospital pela polícia. Na ocasião, foi solicitada a abertura de uma sindicância interna e apuração das responsabilidades pelo fato.
Com o objetivo de superar a crise do hospital João Machado, a Comissão - composta por membros da Sesap e do Conselho Estadual de Saúde e coordenada pela secretária adjunta - tem um prazo de oito dias, contados a partir da publicação da portaria, para elaborar um plano emergencial para o hospital com a finalidade de promover um reordenamento da política de atenção à saúde mental no Estado.
A Comissão já está trabalhando no plano emergencial e na tarde desta quarta-feira (16), às 15h, participam de audiência com a Promotoria de Defesa da Saúde Pública sobre a questão de leitos psiquiátricos na rede estadual de saúde.
Segundo Ana Tânia, uma das prioridades dentro do plano de governo é a assistência em saúde mental. “O João Machado dispõe de um espaço que pode ser adaptado para a ampliação de leitos. Esta ampliação não é de responsabilidade do Estado, mas pretendemos firmar parcerias com os municípios, principalmente com Natal, para que sejam disponibilizados equipamentos e recursos humanos para o aumento dos leitos psiquiátricos de emergência”, afirmou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário