Mutirão será realizado para iniciar Plano Estadual de Cirurgias Eletivas ainda neste ano
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), irá realizar 2600 cirurgias eletivas, a partir desta terça-feira (17), no Rio Grande do Norte. O mutirão de cirurgias tem o objetivo de suprir a demanda reprimida com o aumento na realização de procedimentos para catarata, próstata e varizes. Neste primeiro momento, serão realizadas 2.600 cirurgias e o investimento será de aproximadamente R$ 4 milhões por ano.
O mutirão inicia o Plano Estadual de Cirurgias Eletivas para o Rio Grande do Norte, que será lançado pelo Governo do Estado até o fim de 2010. O anúncio foi feito pelo governador Iberê Ferreira de Souza, na manhã desta segunda-feira (16), durante visita ao Hospital Santa Catarina, na zona norte de Natal.
“Esse mutirão é o primeiro passo para elaboração do Plano Estadual. Esses R$ 4 milhões já estão assegurados, mas, se precisarmos de mais, já entramos em contato com o Ministério da Saúde que nos deu total tranquilidade. Queremos zerar a pauta de cirurgias eletivas e, principalmente, trazer alívio a tantos pacientes que estão na fila de espera há anos”, destacou o governador Iberê.
Pelo planejamento inicial, serão feitas duas mil cirurgias de catarata, 400 de varizes e 200 de próstata, escolhidas por serem as de maior demanda no RN. Caso haja necessidade, também poderá ser feito um remanejamento de procedimentos. Em um segundo momento, serão disponibilizados também cirurgias de hérnias, vesícula e apêndice.
“O início desse processo é o marco zero de um novo ciclo em cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte. Essa é uma ação importantíssima e comprova a sensibilidade do governador Iberê Ferreira ao perceber o drama de milhares de norte-riograndenses, que agora terão uma melhora significativa na qualidade de vida”, afirmou George Antunes, secretário estadual de Saúde.
Para facilitar o trabalho, o Estado foi dividido em oito regiões: Assu, Mato Grande e Salineira, Trairi e Potengi, Seridó, Oeste, Alto Oeste, Metropolitana Natal e ainda o Litoral Agreste.
“Há dois anos e meio, sofro com um problema na minha próstata, inclusive tendo que usar uma sonda. Agora, estou muito feliz, farei minha cirurgia e poderei voltar a ter uma vida normal”, disse o aposentado Francisco Raimundo, de 65 anos, morador da capital potiguar.
Saúde do Homem
O governador Iberê Ferreira também anunciou o início das atividades do Centro de Saúde do Homem, que vai funcionar no próprio Hospital Santa Catarina, onde inclusive serão realizadas a maior parte das cirurgias eletivas de próstata. No total, 10 urologistas e anestesistas vão trabalhar com uma equipe multidisciplinar na saúde curativa e preventiva.
“O governador já autorizou a convocação de médicos aprovados no último concurso e a contratação de mais profissionais necessários para a montagem da equipe. O Hospital será referência no atendimento ao homem”, ressaltou George Antunes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário