terça-feira, 31 de agosto de 2010

Alto do Rodrigues terá VI Semana da Banana e II Encontro de Fruticultores

No período de 14 a 18 de setembro próximo, o município de Alto do Rodrigues (RN) recebe a sexta edição da Semana da Banana e o II Encontro de Fruticultores de Alto do Rodrigues. O evento, realizado através de uma parceria da Emater-RN, Prefeitura do Alto do Rodrigues, Sebrae e Adiba – Associação do Distrito de Irrigação do Baixo Açu, se destina a implementar ações de capacitação e qualificação profissional, socialização e lazer, visando a organização dos produtores e das unidades produtivas e o fortalecimento do setor agrícola do Rio Grande do Norte, com destaque para o cultivo de frutas. A VI Semana da Banana e o II Encontro de Fruticultores de Alto do Rodrigues têm como tema central “Fruticultura: alternativa que gera emprego e renda”. Para um dos coordenadores do evento, técnico agrícola da Emater, Edimilson José dos Santos, isso “traduz a preocupação dos realizadores do evento com o incremento da economia através da geração de emprego e renda advinda da fruticultura, atividade fundamental no desenvolvimento econômico de nosso Estado.

A programação técnica é recheada de assuntos de interesse dos agricultores e técnicos envolvidos com a fruticultura. Durante o evento será realizado o curso sobre Certificação Fitossanitária de Origem (CFO), que é destinado aos engenheiros agrônomos que acompanham as culturas frutícolas. As famílias que lidam com a fruticultura também terão oportunidade de participar de palestras que fazem parte da programação. Uma das palestras tem como tema a Industrialização de Frutas. Outra palestra vai abordar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), mostrando aos agricultores como acessar as vantagens que o programa oferece.
Nas noites da sexta-feira (17) e sábado (18), em estrutura montada na avenida principal da cidade, em frente ao estádio municipal Abelardo Rodrigues, teremos eventos culturais e atrações musicais para animar os participantes do evento. Atividades de socialização e lazer também foram contempladas. Serão realizados três concursos: Musa da Banana, Cacho de Banana mais pesado e Despenca de Cacho de Banana. Também haverá Exposição e Comercialização de Produtos Agropecuários, Feira de Produtos Artesanais e Feira de Produtos Culinários derivados da banana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário