segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Sistema Faern/Senar participa da 17ª Exposição Agropecuária de Lajes

O presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, acompanhado do gerente de aprendizagem rural do Senar, Ubirajara Araújo e dos assessores Wellington Araújo e Eduardo Bezerra, estiveram no último final de semana (27 e 28) na 17ª Exposição Agropecuária de Lajes (Caprifeira), onde a instituição montou um stande com todas as informações sobre cursos e projetos desenvolvidos na cidade. A feira, que movimentou o circuito agropecuário da região Central do estado, foi um sucesso de público e mostrou a força do agronegócio potiguar.

De sexta-feira (27) até o domingo (29), o município de Lajes recebeu empresários, políticos, produtores rurais, comerciantes e técnicos do segmento agropecuário que, juntos, fizeram o sucesso da exposição e os negócios na 17ª Caprifreira. “Uma feira bonita, bem organizada e que contou com o apoio da prefeitura. Com certeza, futuras parcerias e bons negócios sairão daqui”, informou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira.
A 17ª Exposição Agropecuária da Região Central e 12ª Exposição da Cabra Leiteira absorveram investimentos de R$ 180 mil somente na primeira etapa da reforma e ampliação do Parque de Exposições Nélio Dias, onde foi promovida a feira. Com todos os seus currais vendidos antecipadamente, a expectativa é que a exposição movimentou negócios na ordem de R$ 1,5 milhão entre animais comprados, através de financiamentos dos bancos do Brasil e do Nordeste, além da venda direta.

Agricultura familiar

A Prefeitura de Lajes e a Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão Central (Acosc) ressaltaram que muitos dos animais expostos na feira são de produtores da agricultura familiar. De acordo com o presidente da Acosc, Idalécio Pinheiro, 85% dos animais são oriundos da agricultura familiar, contrariando a teoria de que as feiras agropecuárias são feitas para grandes produtores rurais. “Para vocês terem uma idéia, a maioria dos animais expostos são de produtores de pequeno porte, a chamada agricultura familiar. A feira de Lajes é um exemplo desta democracia. A Caprifreira não é um evento elitista e isso é uma realidade que me alegra muito”, explicou Pinheiro.

Palavra do presidente

Durante a abertura da 17ª Caprifeira, o presidente do Sistema Faern/Senar, José Vieira, acompanhado de diversas autoridades, teve a oportunidade de falar para o público presente sobre os projetos desenvolvidos em Lajes pela instituição, como foi o caso dos vários cursos promovidos em parceria com o sindicato rural da cidade. “Aqui em Lajes, desenvolvemos vários cursos, como o da fabricação de queijo e de artesanato, que estão expostos em nosso stande. Também iremos promover a próxima edição do projeto Útero é Vida aqui no município. Tudo isso, contando com o apoio da prefeitura e do Sindicato Rural. Também aproveito a oportunidade para entregar ao prefeito Bénes Leocádio e ao secretário de Agricultura, Francisco das Chagas, o nosso documento com as propostas dos produtores rurais do estado aos candidatos ao governo”, explicou Vieira.

5º Festival de Carne e Leite da Cabra

Como vem acontecendo em outras exposições, os visitantes da Caprifeira puderam degustar produtos derivados de caprinos e ovinos durante a realização do 5º Festival de Carne e Leite da Cabra, cujo espaço foi montado no parque.

Durante a feira, também ocorreu uma programação cultural, como os shows de bandas musicais e atrações culturais durante a exposição.

Com Paulo Correia

Nenhum comentário:

Postar um comentário