segunda-feira, 30 de agosto de 2010

7º Festival Gastronômico da Pipa

Vai ser de 16 a 24 de outubro a realização do 7º Festival Gastronômico da Pipa, que obteve recorde de inscrições este ano. O evento vai contar com a participação de mais de 50 restaurantes e insere em sua área de comunicação o uso do Twitter: festivaldapipa, além do site que continua veiculando informações pelo endereço: http://www.festivalgastromicodapipa.com/.

O 7º Festival Gastronômico da Pipa tem coordenação geral de Cláudio Freitas.

Sobre o festival:
Célebre por suas diversas atrações de lazer, passeios ecológicos, comércio variado, diversos bares e restaurantes, com alternativas para todos os gostos, Pipa recebe visitantes de todas as partes do mundo. Um lugar perfeito para a promoção de um Festival Gastronômico, que reúne culinária e cultura nordestina em um ambiente cosmopolita de puro charme.
O Destino Turístico Pipa possui uma vocação gastronômica muito forte e tem esta atividade como um dos seus principais atrativos. Com a crescente demanda do fluxo turístico, se fez necessário intensificar essa vocação, uma vez que existem mais de uma centena de estabelecimentos voltados especificamente para esse segmento.

Durante o evento ocorrem diversas apresentações culturais (shows musicais e folclóricos, teatro e poesia), oficinas gastronômicas para adultos e crianças (é montada uma Cozinha, com formato de auditório, na Praça Principal da Vila da Pipa), mostra da cachaça potiguar, e o carrochef do evento, um concurso gastronômico que tem como principal objetivo a divulgação e a valorização da gastronomia regional. Trata-se de um concurso minuciosamente pensado para valorizar os estabelecimentos participantes, bem como o aprimoramento dos profissionais da área de alimentos (chefes, cozinheiros, auxiliares, garçons, maitres, barman, etc.) do Município de Tibau do Sul (a participação no concurso fica restrita aos estabelecimentos que tiverem sede ou filial neste município).

Para a promoção da culinária nordestina, o Festival Gastronômico da Pipa tem como regra a obrigatoriedade da inclusão de três componentes característicos das mesas do Rio Grande do Norte nas receitas concorrentes. Componentes estes de conhecimento popular, ou seja, elementos de uso comum nas cozinhas nordestinas.

São quatro as categorias que participam do concurso, classificadas em:

- Prato Principal - almoço ou jantar;
- Lanche - crepes, pizzas, sanduíches;
- Petisco - entradas, tira-gostos;
- Sobremesa - diversas, (pizzas ou crepes doces).


Os estabelecimentos poderão participar em uma ou mais categorias, concorrendo com uma receita em cada uma. Os participantes também terão avaliados os serviços prestados por seus garçons, maitres, someliers, etc.

Os estabelecimentos inscritos serão avaliados por um júri popular, que será formado por todos os portadores do guia do festival. Cada guia possui fichas de votação encartadas que deverão ser preenchidas, destacadas e depositadas em urnas localizadas nos próprios estabelecimentos.

Através de parcerias com instituições como SEBRAE-RN, SENAC, SESI, Universidades, Mintur, Setur – RN, será possível oferecer cursos e oficinas técnicas para profissionais da área, como forma de reciclagem e aprimoramento, tais ações visam a manutenção do atrativo gastronômico deste destino focado na melhoria dos serviços e da sustentabilidade socioeconômica, cursos e oficinas para a comunidade, incluindo as crianças, buscando estimular a alimentação saudável, prática essa necessária, para o bom desenvolvimento humano.

A Educapipa vem participando da elaboração e coordenação deste evento desde seu nascedouro. Como entidade responsável, enxerga a atividade turística como sustentáculo da economia da localidade, de maneira que a busca por um aumento de fluxo turístico no destino e de grande importância para todos que fazem parte da cadeia do turismo de Tibau do Sul.

Resultados esperados:

Promover e divulgar a cultura potiguar, oferecendo a oportunidade apresentar ingredientes que compõem a nossa cultura. Através de seus artistas, suas manifestações folclóricas, sua culinária, a cachaça artesanal, o artesanato, sua música, compondo assim um cardápio de opções culturais do Rio Grande do Norte;

Gerar oportunidades de trabalho e renda aos artistas, artesãos e profissionais da região, privilegiando sempre as raízes culturais do estado;

Capacitar e reciclar o conhecimento de profissionais envolvidos e comunidade, oferecendo oficinas, palestras e vídeos, buscando oferecer serviços de qualidade, vislumbrando sempre o turismo Internacional;

Consolidar a praia da pipa como destino turístico, porém consciente da responsabilidade de preservação desse santuário ecológico;

Enaltecer a gastronomia potiguar, como fonte de cultura local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário