sexta-feira, 27 de agosto de 2010

“Horinha Siciliano”

Projeto lúdico infantojuvenil tem início neste sábado na Livraria Siciliano do Natal Shopping com entrada gratuita

Apartir deste sábado, dia 28, a Livraria Siciliano do Natal Shopping dar início ao Projeto “Horinha Siciliano”. A iniciativa consiste em levar até o público infantojuvenil momentos de lazer e cultura, por meio de teatralização de obras literárias, brincadeiras e contação de histórias. Sempre às 16h dos sábados a Livraria irá oferecer uma atração lúdica para interagir com a garotada. Quem ínicia o Pojeto neste sábado, às 16h, é a escritora Elizabeth Rose de Macedo Gomes com a teatralização do livro de sua autoria “Uma Feira Livre”.

A obra é uma literatura voltada ao público infantil que apresenta uma proposta de mediação e estímulo ao desenvolvimento da leitura. É o primeiro volume da coleção “O Som das Letras – cantando e contando fábulas para qualquer idade”. Com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma leitura lúdica que contribui para o crescimento da habilidade dos leitores, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

A publicação se destina também ao professor do ensino infantil e fundamental que poderá utilizá-la como recurso para trabalhar os temas transversais, contribuindo para o enriquecimento do imaginário infantil num processo de desenvolvimento das linguagens: oral, escrita, plástica, dramática e musical. Se propõe ainda a desenvolver e valorizar a interação entre as pessoas, com o olhar voltado para a inclusão social, a socialização do saber; o confronto de ideias, a responsabilidade por atos praticados, exercitando a cidadania e formando valores.

Visando criar ou aprimorar outras habilidades da criança, o livro traz ainda um espaço para colorir e um CD contendo músicas que estimulam a criatividade, o raciocínio e a percepção. É um material que, na biblioteca ou de posse de cada professor(a), ajudará a escola e também a família na disseminação de valores e conceitos indispensáveis à vida, o que certamente refletirá em todas as áreas da vida dos alunos.

Este livro estará ainda contribuindo para que a criança desenvolva a imaginação, aprendendo de forma lúdica, por meio de uma história corriqueira do cotidiano de todos nós, noções de ética, responsabilidade social e respeito às idiossincrasias, ou seja, considerar a maneira própria de ver, sentir e reagir de cada pessoa. Enfim, noções que podem ser trabalhadas pelos pais e também pelo professor em sala de aula. Visando criar ou aprimorar as habilidades artístico-manuais, o livro traz ainda um espaço para colorir, a fim de que um contato inicial, com lápis de cor ou tintas, ajude a desenvolver o gosto pela Pintura. Espera-se que, por meio da ludicidade, a criança adquira o desejo de ler, tenha noções temporais e espaciais e desenvolva o raciocínio e a percepção. Além da leitura estimulada, a música, por meio do CD que acompanha o livro, será um dos recursos utilizados para o resgate de valores e o desenvolvimento de atitudes e habilidades contribuindo para a formação do cidadão do presente, de modo prazeroso e significativo.



Quem é a autora...

Elizabeth Rose de Macedo Gomes formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mas não optou pelas salas de aula. Bethinha, como é carinhosamente chamada pelos amigos, também é cantora, produtora musical, compositora, locutora e escritora. Essa bagagem dava o tom da diferença nas suas aulas e permitia que, além de ensinar a língua materna, também ensinasse canto popular e até ministrasse aulas de Artes. Entretanto, o apelo musical sempre foi mais forte e cedendo a sedução, desistiu de vez: trocou a certeza das salas de aula pela magia dos palcos e disso não se arrepende.

Mas, sua vida não se resume apenas à música. Ela que sempre escreveu as letras de suas canções demonstrando que realmente gosta de passear por entre o mundo das palavras, em sua estreia como poetisa conquistou o segundo lugar no Concurso Zila Mamede de Poesia.

Com crônicas, poesias e até um romance não publicado, lançou, em 2009, seu primeiro livro, de literatura infantil. Com o livro, vem junto um CD que traz a contação da história e músicas educativas seguindo o tema. O CD tem interpretação da Cia. Litros de Letras, nome dado pela autora, à fusão do Grupo Shekynah com outros cantores; fusão esta, unicamente feita para este projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário