sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Solidariedade leva feras da UFERSA a doarem sangue

A cada semestre a prática do trote solidário vem ganhando mais adeptos por parte dos novos estudantes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Desde 2005, o trote solidário vem sendo praticado pela UFERSA numa parceria do Diretório Central dos Estudantes – DCE – e o Hemocentro de Mossoró. Até essa quinta-feira, 26, a Unidade Móvel do Hemocentro vai estar estacionada no Campus Oeste. A média de doação desde a última segunda-feira, 23, é em torno de 30 bolsas de sangue.



A aceitação por parte dos estudantes é elogiada pela equipe do Hemocentro. Para a assistente social, Esiran Targino, a receptividade dos estudantes tem sido satisfatória. “Cada bolsa de sangue pode servir até para quatro pacientes”, informou a assistente social. A equipe da Unidade Móvel do Hemocentro é formada por cinco profissionais. A doação de sangue pode ser feita no horário das 08 às 11h e das 13:30 às 17h.



“Sou favorável ao trote solidário que só tem a somar com a sociedade, diferente do trote violento que denigre a imagem da universidade e do próprio Estado”, opinou o estudante de Agronomia Lindemberg Kennedy Silva Amaral, ao fazer a sua primeira doação de sangue.



Já a estudante veterana de Medicina Veterinária, Elina Vanessa Pristo, aproveitou a oportunidade para fazer a sua terceira doação. “Aproveitei a oportunidade que o ônibus do Hemocentro estar aqui para doar mais uma vez”, afirmou a estudante acrescentando que o sangue doado não lhe fará falta e poderá ajudar outras pessoas. “Acho importante, amanhã também poderei precisar e ficarei grata pela doação”, complementou a estudante.



INDICAÇÃO – Pode doar sangue qualquer pessoa com idade entre 18 e 65 anos, com bom estado de saúde e com peso igual ou superior a 50 quilos. O doador deve estar alimentado, não ter consumido bebida alcoólica num prazo de 24h e não ter fumado há menos de duas horas. Antes da doação, a equipe do Hemocentro faz uma avaliação da saúde do doador e aplica uma entrevista. Ao término da doação é oferecido um lanche.



Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Flávio Luiz, o Caveira, a ação desenvolvida pelo DCE objetiva combater o trote violento com a prática da solidariedade ao próximo. “A cada semestre percebemos que um maior número de alunos adere à iniciativa que inclui também os estudantes veteranos”, afirmou.



Caveira disse ainda que no próximo dia 2, quinta-feira, o DCE estará promovendo a Calourada 2010.2, a partir das 22h, em frente o campus da UFERSA, tendo como atração as bandas Arrocha o Nó, Se Avexe Não e Forró Maluco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário