segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Assu

Doadores são convocados para participar novamente de campanha de coleta de sangue

Numa realização conjunta da Prefeitura do Assu, Secretaria de Saúde e Hemocentro de Mossoró, será realizada neste sábado, 04 de setembro, nova campanha de doação de sangue no município. Equipe técnica do Hemocentro permanecerá na cidade, entre 07h30 e 15h30, promovendo a coleta de sangue de doadores.

De acordo com a informação prestada pelo secretário de Saúde, Jader Torquato, a prefeitura oferece apoio institucional e logístico para a permanência da unidade móvel do Hemocentro. Ele informou que no dia do atendimento a viatura itinerante ficará estacionada na avenida Senador João Câmara, ao lado do Centro Clínico Doutor Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho.

O secretário Jader Torquato observou que existem critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e têm por finalidade a proteção ao doador e a segurança de quem receberá o sangue doado. O doador deve apresentar documento oficial com foto (cédula de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira de habilitação).

O intervalo para doação é de 60 dias para homens (até quatro doações por ano) e de 90 dias para mulheres (até três doações por ano). O secretário advertiu para alguns cuidados pós-doação: evitar esforço físico exagerado por pelo menos 12 horas, aumentar a ingestão de líquidos, não fumar por de duas horas, evitar bebidas alcoólicas por 12 horas, manter o curativo no local da punção por pelo menos quatro horas e não dirigir veículos de grande porte. Além disso, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum (evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário