domingo, 1 de agosto de 2010

Receitas de Mércia Carvalho

O ALMOÇO DAS MULHERES

Lembro-me quando criança, em Nísia Floresta, do almoço das mulheres.

No nosso cardápio diário tínhamos carne de sol com feijão verde, bife, peixe em posta e camarão. Muito camarão. Aos sábados uma boa galinha caipira e aos domingos um belíssimo cozido.

Éramos cinco filhas mulheres e três filhos homens. Em nossa casa algumas comidas eram “proibidas”. Papai não comia carne de porco, mas mamãe criava porcos de “meia” com a nossa lavadeira para no final do ano. Além do pernil de Natal, faturava algum dinheiro extra.

Papai, não comia siri, muçum, miúdos de nenhum animal e peixes pequenos. E foi nessa seletividade de papai, principalmente nos dias em que o almoço dele era bacalhau, (nenhuma das mulheres gostava do prato, acho que até hoje as mulheres da família têm alguma restrição a bacalhau), que foi instituído o almoço das mulheres. Nesses dias, geralmente, minha mãe preparava uma feijoada bem nordestina, com feijão mulatinho, onde na panela grande pairava, além de uma carne de charque maravilhosa, “buchos”, “livros”, “tripas” de boi, pés, rabos, costelas de porco salgado e todo tipo de verduras e legumes disponíveis na época. Além da feijoada, tínhamos o privilégio de ter “seu” Nelson pescador, que passava todos os dias, pela manhã, com os cestos cheios de siris, muçuns, peixes e camarões, ainda “bulindo” recém pescados na lagoa de Papary e nós mulheres, arrodiavamos os cestos a escolher o prato do dia. Era dia das mulheres! E nesses dias meu pai sempre almoçava antes da gente o seu prato do dia a dia e nós, as mulheres da casa, nos deleitávamos depois com as nossas comidas “proibidas”.

Relembrando os nossos almoços, hoje vou passar para vocês uma receita que, além de exótica, é extremamente saborosa. Experimentem!

MUÇUM AO LEITE DE COCO

5 muçuns
1 cebola grande picada
2 tomates grandes picados
1/2 pimentão picado
2 pimentas de cheiro
1/2 litro de leite de coco seco
1 xícara de coentro e cebolinha picados
1 fio de óleo ou azeite
1 colher de sobremesa de colorau
suco de 2 limões
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo

Escalde os muçuns com água fervente para tirar toda a pele escura. Retire as cabeças, os rabo e as víceras. Corte-os em pedaços pequenos de aproximadamente 3 cm cada e lave bem com o limão. Coloque os muçuns em uma panela, de preferência de barro, junte todos os temperos e deixe refogar de 10 a 15 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Acrescente o leite de coco. Feche a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

FICHA TÉCNICA

Nome Popular: Muçum
Nome Cientifico: (Synbranchus marmoratus)
Família: Synbranchidae
Descrição: Muçum. É uma espécie sui generis, por possuir corpo cilíndrico, semelhante ao de uma enguia ou moréia. Vive em cochichos, vazantes e charcos, com abundante vegetação aquática e muito pobre em oxigênio dissolvido. Possui uma pele que contém muitas glândulas mucosas, o que a torna viscosa, escorregadia e difícil de segurar. Pode alcançar um metro de comprimento. Sobrevive à seca enterrando-se na lama. Quase todos os peixes possuem um par de ovários, mas o muçum tem apenas um único, que produz ovos de grande tamanho, com diâmetro ao redor de 0,3 cm. Não é conhecida sua época de reprodução, mas supõe-se que ocorra em períodos imediatamente anteriores a outubro/dezembro, quando são encontradas as formas jovens nos cochichos e vazantes. Alimenta-se de insetos e peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário