quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

NAE abre as atividades do ano


O Núcleo de Atenção Especial - NAE, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, retomou as atividades em 2011. “A equipe técnica do NAE já voltou a trabalhar. Neste mês de fevereiro estamos realizando visitas domiciliares aos usuários que já são atendidos pelo Núcleo. O objetivo das visitas é renovar as matrículas e reconhecer as condições reais em que as famílias se encontram. A partir do dia 14 de março, iremos iniciar os atividades na sede do Núcleo”, declara Milena Maia, coordenadora do Núcleo.

A coordenadora enfatiza ainda a necessidade das visitas domiciliares. “Temos vários usuários cadeirantes e nossos profissionais poderão conhecer e analisar melhor a realidade deles. Queremos estudar a acessibilidade desses usuários, não apenas em casa, mas também na comunidade”, relata Milena Maia.
O NAE atende a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos de idade que são portadoras de algum tipo de deficiência mental, e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, dando assistência psicológica e pedagógica aos beneficiados pelo programa. O NAE atende hoje no município 180 usuários.
Para fazer parte do núcleo, basta ir na sede do NAE, na Rua Henrique Dias, 414, Igapó, com um encaminhamento direcionando para esse tipo de assistência e documentação de identificação. “A criança ou adolescente deve ter o encaminhamento para o Núcleo por parte de programas da SEMTAS, como por exemplo dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), como também de instituições de assistência social e ONGs”, explica a Milena Maia.
“A seleção dos usuários é feita através de entrevistas. A assistente social do programa irá identificar os casos mais urgentes para o acompanhamento no NAE”, declara a coordenadora. Para mais informações, o telefone do Núcleo é o 3232-9076.

Nenhum comentário:

Postar um comentário