sábado, 29 de junho de 2013

Bombeiros do Brasil completarão 157 anos na próxima semana

Os Corpos de Bombeiros do Brasil estarão comemorando na próxima terça feira, dia 02 de julho, 157 anos de existência. Foi no ano de 1856, que o Imperador Dom Pedro II criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro. Esta foi à primeira corporação de bombeiros no Brasil. A partir de então, o dia 2 de julho passou a representar o Dia Nacional dos Bombeiros do Brasil.


De acordo com o Coronel Elizeu Lisboa Dantas, Comandante Geral do CBMRN, a data tem por objetivo homenagear o constante devotamento e os atos de heroísmo praticados por todos os que pertencem e tem pertencido a essa corporação tida como a mais confiável pela população.

“A profissão Bombeiro Militar exige diferentes habilidades, coragem e um excelente preparo físico para cumprir o seu papel onde se faça necessária a sua ação, quer para debelar incêndios, quer para salvar vidas e o patrimônio, em qualquer circunstância. São homens e mulheres de grande valor que tem como contrapartida o respeito e a admiração da população”, destacou o Coronel Elizeu Dantas.

     Atualmente, os bombeiros têm suas missões constitucionais voltadas à proteção da vida e do patrimônio público e privado, realizando a prevenção e o combate a incêndios, executando a busca, o salvamento e o resgate, atuando na terra, na água e nas alturas.

Na prevenção e no combate a incêndios desempenha as atividades de engenharia de proteção contra incêndio, elaborando e aplicando normas preventivas, analisando projeto de segurança e vistoriando edificações. Realiza ainda atividades educativas em empresas, escolas, igrejas e comunidades orientando o cidadão quanto aos procedimentos de segurança a serem adotados em casos de sinistros e acidentes.

O Corpo de Bombeiros Militar do RN está apto a prestar o atendimento às vitimas de acidentes graves, prestando-lhes os primeiros socorros e reduzindo os casos de morte e morbidade causados pelos acidentes traumáticos.

Atua também, através do Grupamento de Busca e Salvamento, no serviço de prevenção de afogamentos nas praias, cobrindo parte do nosso litoral.

Realiza o serviço de proteção contra incêndio nos aeroportos do estado, atuando com equipes de combate a incêndio e salvamento, proporcionando condições seguras ao desenvolvimento da aviação e do turismo.

O Corpo de Bombeiros mantém também programas de ação social como o Bombeiro Mirim, oferecendo reforço escolar e atividades operacionais e resgatando os valores cívicos e familiares na juventude.

Com o programa Bombeiro Amigo do Peito, realiza a coleta de leite materno, abastecendo os bancos de leite do estado e reduzindo a mortalidade infantil no Rio Grande do Norte.

Através do Programa Vida Viva, a Corporação estimula a valorização da vida humana na melhor idade, através de atividades físicas e sociais.

Atualmente, o Corpo de Bombeiros conta com cerca de 640 militares para atuar nas unidades operacionais distribuídas em Natal, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário