segunda-feira, 24 de junho de 2013

Exame detecta o vírus da Dengue em 24 horas após o início da febre

Com a chegada do período de chuvas, os cuidados com o mosquito transmissor da Dengue devem ser redobrados. Os sintomas da doença já são teoricamente conhecidos: dores no corpo, dor de cabeça forte e febre alta (entre 39º e 40º). Para ter certeza do contágio pelo vírus, antes era preciso esperar alguns dias. A partir de agora, nova técnica apresenta o resultado do exame em no máximo 24h, contribuindo para um tratamento mais eficaz da doença.


A diferença do exame normalmente utilizado para a novidade recentemente implantada está no Antígeno NS1, uma proteína presente durante a fase inicial da infecção, em altas concentrações no soro de pacientes infectados com o vírus da Dengue, podendo ser detectado do primeiro ao sétimo dia após o aparecimento dos sintomas.

“O vírus causador da Dengue possui quatro tipos diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, que causam quadros clínicos semelhantes. O Antígeno NS1 é comum aos quatro tipos de dengue e pode ser utilizado como um marcador de infecção. Contribui significativamente para o sucesso do tratamento, pois permite ganho de tempo no diagnóstico e uma rápida elucidação do quadro”, explica Roberto Chaves, bioquímico do laboratório DNA Center.

O especialista explica ainda que se for detectado o antígeno, principalmente em casos de segunda infecção, esse tempo ganho pode evitar casos mais graves da doença, como a Dengue hemorrágica, por exemplo, já que os exames mais comuns, como hemograma, VHS e contagem de plaquetas, são insuficientes para confirmação diagnóstica prévia, embora sejam relevantes para o estado clínico do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário