segunda-feira, 24 de junho de 2013

Chuvas contribuem para má condição de balneabilidade das praias do RN

Seis trechos estão considerados impróprios para banho há duas semanas

Por mais uma semana, os banhistas devem evitar o contato com a água nas praias de Pirangi do Sul (perto da Igreja), Ponta Negra (nos trechos próximos ao Morro do Careca, acesso principal e no final do calçadão), Via Costeira (próximo à Barreira D’água), Areia Preta (Praça da Jangada) e Redinha (Rio Potengi). O aumento da média de coliformes encontrados nesses trechos coincide com o período de chuvas no litoral leste potiguar.



Coordenado por Ronaldo Diniz, professor do IFRN, o estudo analisa amostras de água em 30 pontos da orla no litoral do Rio Grande do Norte. Em todos os pontos considerados impróprios, os índices de coliformes fecais estão acima do que é recomendado por uma resolução ambiental do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.

A análise é feita com instituições parceiras, como Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, do Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). O boletim divulgado hoje (21) serve para orientar os banhistas que frequentam as praias no final de semana e pode ser considerado válido até a emissão do próximo boletim, previsto para o dia 28 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário