quinta-feira, 27 de junho de 2013

Relatório do Inmetro aponta crescimento de 25% das ações do Ipem-RN

No início deste mês, foi realizada em Florianópolis (SC), a Reunião Plenária do 1º Ciclo de 2013 da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (RBMLQ-I). Dirigentes e gestores de todo o País participaram do encontro, que teve o objetivo de proporcionar a discussão dos resultados dos trabalhos de todos os órgãos delegados do Inmetro ao longo do primeiro semestre e debater metas para o restante do ano.



Os números do Rio Grande do Norte apontam que as atividades do órgão potiguar continuam em ascensão. Enquanto a rede cresceu 6% entre 2012 e 2013, o Instituto de Pesos e Medidas do RN teve um aumento de 25% em suas ações. “Isso é reflexo de uma política de incentivo na formação dos agentes fiscais e de dedicação de toda uma equipe que trabalha muito para garantir o direito do cidadão e a harmonização das relações de consumo em sociedade”, acredita o diretor do Instituto, Carlson Gomes.

         Alguns números de destaque são o aumento das ações de fiscalização em cronotacógrafos, que cresceram 106%, e de outras receitas, advindas da prestação de serviços como verificação de instrumentos para pequenos e grandes comerciantes – balanças, medidores de pressão arterial, bombas de combustível, entre outros, que tiveram um incremento de 196%.

Os números de 2009 e 2010 colocavam o Ipem-RN entre um dos últimos no ranking da RBMLQ-I, com praticamente todos os saldos de serviços negativados. Um relatório do Inmetro de março de 2011 apontava o crescimento de -15% do órgão no período. “De lá pra cá, quando assumimos a gestão, iniciamos um processo de reestruturação dos serviços e o resultado é esse que estamos vendo agora, um Ipem que realmente cumpre com o seu papel”, finaliza o diretor.

Deyse Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário